2ª Etapa Trekking Trophy acontecerá em São Bento do Sapucaí -SP

São Bento do Sapucaí oferece o melhor acesso à Pedra do Baú, conhecido ponto de escalada na Serra da Mantiqueira. Ao lado do Baú também existem as pedras do Bauzinho e Ana Chata, outros dois locais ideais para a prática do montanhismo. O grande atrativo d

  
  

São Bento do Sapucaí oferece o melhor acesso à Pedra do Baú, conhecido ponto de escalada na Serra da Mantiqueira. Ao lado do Baú também existem as pedras do Bauzinho e Ana Chata, outros dois locais ideais para a prática do montanhismo. O grande atrativo de São Bento do Sapucaí são os esportes.

O acesso a essas pedras pode ser feito por trilhas. Existem também trilhas que levam a cachoeiras da região e até mesmo a cidades vizinhas. Muitas das trilhas também podem ser percorridas de mountain bike.

A região também é rica em trilhas mapeadas para off-road. Ao longo do ano acontecem várias competições de esportes de aventura e o Trekking Trophy é uma dessas competições que não pode faltar.

O centro da cidade também tem seus encantos, como o Bairro do Quilombo,fundado por ex-escravos e que mantém suas tradições culturais. São Bento do Sapucaí é conhecida pelo seu artesanato, que pode ser encontrado no bairro.

O maior ponto de venda e exposição de artesanato, no entanto, é a Casa do Artesão, utilizada por cerca de 160 artistas.

A igreja matriz da cidade, de 1853, construída por escravos utilizando a técnica da taipa de pilão, que deixa as paredes mais resistentes do que as de pau-a-pique.Possui uma exposição de fotos em sua ante-sala que conta histórias e curiosidades sobre o município e a região.

São Bento do Sapucaí possui várias praças e várias igrejas, os caminhos da praça central não convergem para o coreto, mas sim para a Casa do Artesão, que congrega toda cultura local, representada por objetos de madeira, palha, para sua exposição e venda. Contudo, esta praça, apesar de ser a principal da cidade,não possui uma igreja ou algum prédio municipal, como MARX afirma nas origens de nossas cidades.

Também em seu entorno há residências e estabelecimentos comerciais do final do século passado, inclusive com um grupo escolar que se localiza bem próximo a ela.Essa praça também é bem arborizada, nos moldes das demais praças.

Como participar?

Trekking, como atividade desportiva, é uma caminhada técnica de regularidade disputado em equipes de 2 a 5 pessoas que devem percorrer uma trilha desconhecida conforme o planejamento ( tempo, distância, velocidade média e atividades), apresentado minutos antes da largada. O objetivo é manter a velocidade estipulada nos trechos para atingir o tempo ideal (segundo adiantado ou
atrasado perde-se ponto).

Nas atividades de Trekking os participantes recebem a planilha (planejamento) da trilha a ser seguida. Os desafios da atividade, a aventura, a beleza e biodiversidade
dos aspectos naturais são elementos que o motivam a cada passo , a cada segundo.

Na prática do Trekking desportivo, os seus adeptos, são conscientizados que devem preservar e conservar a natureza, pois além de ser a principal cláusula do regulamento do esporte, e na Natureza que o trekking é desenvolvido e praticado.Se necessario será montada uma equipe para quem se inscrever sozinho.

Não esquecer!Nesta 2º Etapa cada membro de equipe deverá levar um kilo de alimento nãoperecível.Será contado como bônus para equipe.

Serviço:

Cronograma oficial das etapas do TREKKING TROPHY 2004

Data: 2 de maio

8:00 Check-in

9:00 Cerimônia de Abertura oficial da etapa

Benvindos as equipes

Premiação etapa anterior

Sorteio de brindes

Briefing técnico sobre a etapa

9:30 Instrução equipes iniciantes

9:30 Largada equipes masters

10:00 Largada equipes iniciantes

30 minutos após última equipe largar saída da equipe para fechar a trilha

14:00 Chegada equipes masters

Reflexão e analise da etapa entre as equipe e a
coordenação operacional

17:00 Encerramento

Fonte: Grupo Ecosistema

  
  

Publicado por em