30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela celebrará a força do iatismo nacional

A 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi/Agfa, que será disputada de 12 a 19 de julho, será uma verdadeira celebração da força do iatismo brasileiro. Tanto assim que, a cinco dias da abertura oficial da competição, sete ganhadores d

  
  

A 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi/Agfa, que será disputada de 12 a 19 de julho, será uma verdadeira celebração da força do iatismo brasileiro. Tanto assim que, a cinco dias da abertura oficial da competição, sete ganhadores de medalhas em Jogos Pan-Americanos já confirmaram participação no evento. Juntos, os sete velejadores somam 14 medalhas, sendo seis de ouro, cinco de prata e três de bronze.

O grande destaque entre os velejadores nos Jogos Pan-Americanos é, sem dúvida, o paulistano Cláudio Biekarck, que ganhou seis medalhas em seis edições do torneio.

A primeira conquista foi obtida em 1975, quando foi prata na classe Finn, na Cidade do México. As outras cinco medalhas foram alcançadas na classe Lightning: ouro, em Caracas/83; prata em Havana/91, Mar del Plata/95 e Winnipeg/99; e bronze em Indianápolis/87.

Técnico e amigo de Robert Scheidt,hexacampeão mundial da classe Laser, Biekarck integrará a tripulação do barco baiano Odoyá, um Beneteau First 40.7, atual campeão da categoria de Ilhabela.

Outros ganhadores de medalhas em Jogos Pan-Americanos já inscritos na Semana Internacional são Robert Scheidt, bicampeão da Laser; Mário Buckup, bicampeão da Lightning; Ralph Christian (Lightning), Boris Ostergreen (Snipe), Eduardo Souza Ramos (Soling) e Gastão Brun (Star).

Até o início da competição, há expectativa da confirmação de outros medalhistas como Torben Grael e Eduardo Melchert.São esperadas cerca de 190 embarcações e 1.400 velejadores no evento, que este ano dá um passo importante para sua internacionalização com a entrada,em 2004, para o calendário oficial da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Organizada pela DS Comunicação, a 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela de Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais.

O patrocínio é da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa, com co-patrocínio da Semp Toshiba.Apóiam o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de Ilhabela, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Bracante Seguros, TAM,Litokromia, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação da Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela (ABHRI).

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em