30a.Semana de Vela de Ilhabela gerou R$7milhões em negócios

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, que há três décadas mobiliza o Litoral Norte de São Paulo e reúne os maiores nomes da vela do Brasil, está consolidada como a maior competição de vela oceânica da América Latina.

  
  

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, que há três décadas mobiliza o Litoral Norte de São Paulo e reúne os maiores nomes da vela do Brasil, está consolidada como a maior competição de vela oceânica da América Latina.

Prova disso foi a 30a edição do evento encerrada neste sábado, dia 19, com a vitória do barco Pajero TR4/Daslu Homem, do comandante Eduardo Souza Ramos na classe IMS, a que reúne as embarcações mais velozes.

A Semana de Vela deste ano, que foi aberta no dia 12, gerou cerca de R$ 7 milhões na ilha (entre hospedagem, alimentação e compras em geral), superando a expectativa de seus organizadores, e está pronta para estrear como evento internacional no calendário oficial da ISAF, a Federação Internacional de Vela, no próximo ano.Um total de 170 barcos foram inscritos e mais de 1.400 iatistas disputaram as regatas em 2003.

Para Edgar Rombauer, diretor da DS Comunicação, promotora da Semana de Vela de Ilhabela, o evento teve um crescimento no lado de negócios e técnico.

`Tivemos uma receptividade muito positiva não só por parte dos patrocinadores e apoiadores, como a prefeitura e as secretarias locais, mas também dos velejadores.Todos disseram ter percebido claramente que a competição cresceu e foi melhor organizada do que em outros anos`, observou.

`Temos hoje não só uma competição, mas sim um evento que integra os esportistas, suas famílias e amigos e a comunidade de Ilhabela, que acolheu plenamente a Semana de Vela. Prova disso é que, no segundo final de semana do evento, a ilha estava lotada, com mais de 80% dos quartos de hotéis ocupados, e mal se podia andar pelas ruas`.

De acordo com levantamento da prefeitura de Ilhabela, nesta época, a população do município, que é de cerca de 22 mil pessoas, praticamente triplica,superando a casa de 60 mil. Só no Yacht Club de Ilhabela, ponto de encontro dos velejadores e um dos parceiros da DS na organização da Semana de Vela, passaram diariamente mais de três mil pessoas.

Rombauer lembra ainda que, para 2004, quer melhorar a programação de eventos paralelos à Semana de Vela. `O Race Village, local de exposições, shows e palestras montado no centro de Ilhabela, foi muito bem recebido por todos. No ano que vem, nossa intenção é fazê-lo com mais estandes e ainda mais integrado aos turistas e habitantes da cidade`, ressalta.

Quanto ao lado técnico, Edgar afirma que em 2004 quer ampliar o número de barcos e de velejadores estrangeiros e trazer novamente juízes internacionais renomados para atuar na Semana de Vela.

`Este ano, vieram iatistas da Argentina e do Uruguai e, para a 31a edição do evento, vamos convidar atletas de outros países`, prevê.

Sobre a competição de 2003, ele lembra que a inconstância de ventos, principalmente na regata de abertura do evento, no dia 12, a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, fez com que os barcos de maior porte (acima de 40 pés) tivessem mais adversários na luta pelo título.

`Este ano, pelo menos três barcos entre 30 e 32 pés brigaram com os mais conhecidos, como o Pajero e os argentinos Flash Gordon 3 e San Gregorio, além do Klimax, Sorsa Oi/Nokia e Neptunus Express. Prova disso foi o Touché Banco Safra, de 30 pés, que ficou em quarto lugar no geral mas, se não houvesse no regulamento o descarte do pior resultado, seria campeão.Esta embarcação ficou sempre entre as 10 melhores, mesmo não sendo considerada favorita`.

Elogios ilustres

Dois dos principais velejadores do país também elogiaram a 30a edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Eduardo Souza Ramos, campeão do evento em 1991 com o barco Souza Ramos e bi com o Pajero (2002 e 2003), afirmou que é um grande prazer participar da competição.

`Conseguimos vencê-la duas vezes seguidas, o que é muito difícil`. Ele se dizia bastante feliz por ter acertado nas decisões sobre a tripulação e sua embarcação.

`Cheguei a pensar em trocar alguns velejadores e até competir com outro barco. Não o fiz, velejamos bem em quase todas as regatas e fomos campeões de novo`. Sobre sua fama de enérgico quando está navegando, Souza Ramos compara: `Toda banda tem que ter um tocador de bumbo, aquele que dá o ritmo. E é essa a minha função. Agora, com mais este título, estamos fortalecidos para a disputa do Circuito Rio`.

Já o medalhista olímpico Lars Grael, que também estava satisfeito por ter velejado na 30a Semana de Vela de Ilhabela, como timoneiro do Klimax, ficou surpreso com o vice-campeonato de sua embarcação.

`Ao final da última regata, achava que ficaria em terceiro. Minha alegria ainda é maior pelo fato de ter chegado novamente entre os melhores da classe IMS. Mas serei mais exigente com a tripulação nas próximas competições. Temos que ser profissionais`, completou o secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.

Confira os campeões de todas as classes da 30a Semana Internacional de Vela de Ilhabela:

IMS CRUISER 600 - Pajero TR4/Daslu Homem

IMS CRUISER 700 - Never Lands 2

IMS Racer 600 - San Gregório (Argentina)

IMS Racer 700 - Touché Banco Safra

First 40.7 - Alucinante VI

RGS A - Leila W

RGS B - Velho Elias

ORC 600 - Toribio de Achaval (Argentina)

ORC 650 - Lucky

ORC 700 - Easygoing

Bico de Proa A - Atmosphera

Bico de Proa B - Fandango

Bico de Proa C - Asa Thor

Multicasco A - Avanti IV

Multicasco B - Lascado

Multicasco Especial - Regatta Nêga

A 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela teve responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais convidados.

O patrocínio foi da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa e o co-patrocínio da Semp Toshiba. Apoiaram o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de Ilhabela, Federação Brasileira de Vela e Motor, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Brancante Seguros, TAM, Litokromia, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em