Adventure Fair 2004 apresentará diversos destinos no Brasil e no Mundo

A sexta edição da Adventure Fair, maior feira de turismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, terá muitas novidades para os turistas que desejam conhecer as trilhas e destinos do Brasil e do mundo. Além de contar com a participação de secretarias

  
  

A sexta edição da Adventure Fair, maior feira de turismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, terá muitas novidades para os turistas que desejam conhecer as trilhas e destinos do Brasil e do mundo.

Além de contar com a participação de secretarias municipais e estaduais de turismo e operadoras de viagens, a feira também será sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS). Antecipado para o mês de agosto, o evento acontece entre os dias 7 e 11 no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Recife, Mato Grosso do Sul e São Paulo são os estados que já confirmaram presença e terão estandes para apresentar seus destinos de ecoturismo e para prática dos esportes de aventura.

As cidades do interior paulista Analândia e São Luiz do Paraitinga e Delfinópolis/MG garantiram espaços exclusivos para mostrar seus atrativos.

Diversas empresas apresentarão seus produtos de turismo de aventura. A Bixo do Mato, de Analândia, criou uma oficina de aventura voltada para escolas, que será lançada na Adventure Fair.

A oficina é dividida em dois módulos: um para crianças de 8 a 14 anos, com foco em educação ambiental e caminhada na mata, com acompanhamento de geólogo e biólogo; e outro para jovens acima de 15 anos que ensina técnicas de acampamento e esportes verticais (rapel, arvorismo e escalada).

Com diversas atividades de aventura no sul da Bahia, o Eco Resort mais uma vez montará um estande na Adventure Fair.Com cerca de 160 mil m2 em Arraial d’Ajuda, o parque aquático ecológico tem capacidade para receber cinco mil pessoas por dia e possui 169 apartamentos.

Os hóspedes podem fazer todos os esportes de aventura disponíveis no parque,como escalada, rapel, tirolesa, arvorismo e passeios náuticos, ecológicos e a cavalo.

Destinos no exterior

Além dos diversos destinos brasileiros que serão expostos na Adventure Fair, alguns expositores mostrarão opções fora do país. A Maison de La France, organismo institucional de promoção turística da França, mostrará os destinos para atividades esportivas e de ecoturismo.

O tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, também será uma das atrações da feira. A Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago, que tem como objetivo auxiliar e informar as pessoas que pretendem fazer o caminho, também emite a credencial do peregrino, documento gratuito que dá acesso aos albergues ao longo do percurso.

Para quem gosta de extremos, as expedições para o fim do mundo são uma boa opção. A Antarctica Expeditions organiza viagens para a Península da Antártida, Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul, em barcos quebra-gelo e com especialistas a bordo.

Estes dão aulas sobre o meio ambiente, com saídas diárias em barcos de borracha para visitar pingüineiras e bases científicas na Antártida. A grande novidade é a saída para dormir uma noite acampado no gelo.

Operadoras de ecoturismo têm opções no Brasil e no mundo

As tradicionais operadoras de ecoturismo (Pisa Trekking, Ambiental Expedições e FreeWay Adventures) mais uma vez mostrarão seus roteiros na Adventure Fair. Outra operadora que oferece pacotes para o segmento de aventura é a TAM Viagens, com a marca EcoTam. Ecoturista, Aventura e Radical são os roteiros elaborados pela TAM Viagens para atender diferentes perfis de turistas.

O primeiro é ideal para quem deseja apenas contemplar a paisagem, ter contato direto com a natureza e praticar esportes de aventura que exigem pouco preparo físico.

Já o Aventura exige um pouco mais de preparo físico e conhecimento de técnicas como rafting, rapel, mergulho, escalada, canoagem, arvorismo, trekking e caminhada em cavernas.

Para viajar com o pacote Radical, o turista deve ter mais experiência, preparação e força física, além de equilíbrio, pois envolve subidas íngremes, terrenos acidentados, longas distâncias e lugares de difícil acesso.

As novidades ficam por conta dos dois roteiros exclusivos: Cariri Paraibano, com visitas às cidades de Cariri, Natal e Pipa, e Boca da Onça, pacote que oferece Pantanal, Bonito e Serra da Bodoquena. Os pacotes também pontuam no programa Fidelidade TAM.

A Pisa Trekking, especialista em roteiros para o Peru, apresentará na feira as 20 opções de trilha para a cidade inca de Machu Picchu. A novidade é o roteiro Cuzco Total, com mais dias em Cuzco e pernoite no Vale Sagrado.

Outras opções na América do Sul são a Bolívia e a Cordilheira Real. No Brasil, os passeios novos são o Trekking do Descobrimento, com 80 quilômetros de praia, e os roteiros de um dia em praias desertas de Ubatuba e Caraguatatuba (SP); a Trilha das Cachoeiras,em São Luiz do Paraitinga (SP); e a Trilha do Ouro, trecho que fica dentro de uma fazenda e onde os turistas podem dormir em casas de colonos.

Já a Ambiental Expedições está pensando no turismo sustentável e tem novos destinos, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, com hotel de selva gerenciado pela comunidade e que já ganhou diversos prêmios internacionais.

Outra opção está no Pantanal, na Araraúna Pousada, que é da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal, em Aquidauana (MS) e trabalha com manejo sustentável.

A operadora também está com diversas rotas de
mergulho, atividade que está sendo muito procurada pelos turistas. Naufrágios em Recife (PE), além de toda a natureza na Baía de Todos os Santos e Abrolhos (BA), em Paraty (RJ) são algumas opções.

Departamento de ecoturismo para deficientes físicos, outro para a terceira idade e novos roteiros rodoviários. Além disso,novidades nos roteiros de Aparados da Serra (RS), Bonito Radical (MS), Chapada Diamantina com trekking no Vale do Patí (BA), Chapada dos Veadeiros com caiaque em Brasília e Iguaçu (cataratas, caiaque e rafting) serão as atividades apresentadas pela FreeWay Adventures, que já tem 21 anos de atuação e é especializada em ecoturismo.

A operadora também se uniu à Unicef, à Embratur e à Organização Mundial do Turismo (OMT) entre outros órgãos mundiais no combate à exploração sexual de crianças no turismo.

Fórum discute a sustentabilidade do turismo

A Adventure Fair 2004, além de reunir todo o mercado de aventura, também será sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, que reunirá as principais instituições do Brasil e das Américas para discutir e apresentar exemplos de sustentabilidade da atividade turística.

O Programa de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS), a Rede de Certificação em Turismo Sustentável das Américas, a SOS Mata Atlântica, a WWF Brasil, a Rainforest Alliance e o Instituto de Hospitalidade (IH) estarão representados no fórum, assim como os países Costa Rica, Equador e Guatemala, que apresentarão seus modelos de certificação.

Pacotes especiais

A TAM Viagens, operadora oficial da Adventure Fair, preparou pacotes especiais para os aventureiros de todo o Brasil que desejarem visitar a feira. Os pacotes incluem passagens aéreas e hospedagem em hotéis próximos ao Parque do Ibirapuera, onde acontece o evento.

A Adventure Fair 2004 é organizada pela Promotrade, com patrocínio de Fiat e apoio de Kuat, ESPN Brasil, revista Isto É, Nestea, Rádio Eldorado e TAM Viagens.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em