Apenas quatro atletas podem igualar a façanha de Robert Scheidt em Atenas

Demorou 48 anos, mas o Brasil tem outro bicampeão olímpico, após a conquista do velejador paulista Robert Scheidt, na classe Laser, em Atenas. Antes dele só Adhemar Ferreira da Silva, que ganhou o título do salto triplo em Helsinque, em 1952, e em Melbour

  
  

Demorou 48 anos, mas o Brasil tem outro bicampeão olímpico, após a conquista do velejador paulista Robert Scheidt, na classe Laser, em Atenas. Antes dele só Adhemar Ferreira da Silva, que ganhou o título do salto triplo em Helsinque, em 1952, e em Melbourne, em 1956.

Ainda na capital grega, apenas mais quatro atletas brasileiros podem igualar a façanha: Torben Grael e Marcelo Ferreira, na classe Star, e Giovane e Maurício, da seleção de vôlei.

Robert ganhou o seu primeiro título olímpico em Atlanta, em 1996, na primeira vez que a Laser foi incluída na programação olímpica. No mesmo ano, Torben e Marcelo ganharam o ouro na Star.

Já Giovane e Maurício fizeram parte da grande seleção da Olimpíada de Barcelona, em 1992, campeã olímpica invicta. O time foi orientado pelo técnico José Roberto Guimarães, agora no comando da seleção brasileira feminina. Mesmo sem ganhar medalha, Zé Roberto também pode comemorar o bicampeonato.

As medalhas de ouro do Brasil

1920 - Antuérpia - Guilherme Paraense - tiro -precisão/ silhueta em pé

1952 - Helsinque - Adhemar Ferreira - atletismo - salto triplo

1956 - Melbourne - Adhemar Ferreira - atletismo - salto triplo

1980 - Moscou - Alex Welter / Lars Bjorkstrom - iatismo - Tornado -Eduardo Penido / Marcos Soares iatismo - 470

1984 - Los Angeles - Joaquim Cruz - atletismo - 800 metros

1988 - Seul - Aurélio Miguel - judô - meio-pesado

1992 - Barcelona - Rogério Sampaio - judô - meio-leve seleção brasileira masculina - vôlei

1996 - Atlanta - Jaqueline / Sandra - vôlei de praia Torben Grael / Marcelo Ferreira iatismo - Star-Robert Scheidt - iatismo - Laser

2004 - Atenas - Robert Scheidt - iatismo - Laser

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em