Atleta brasileiro divulga monociclismo como esporte radical

A expedição do monociclista Rodrigo Racy de 31 anos, divide-se em duas etapas: a primeira acontecerá no dia 14 de março, quando ele marcará o recorde brasileiro de distância percorrida com um monociclo — 55 km — indo do Centro Velho de São Pau

  
  

A expedição do monociclista Rodrigo Racy de 31 anos, divide-se em duas etapas: a primeira acontecerá no dia 14 de março, quando ele marcará o recorde brasileiro de distância percorrida com um monociclo — 55 km — indo do Centro Velho de São Paulo, para o centro de Pirapora de Bom Jesus, seguindo pela estrada dos romeiros.

A segunda, acontecerá em maio, quando o monociclista, acompanhado de uma equipe de mais três brasileiros — um cinegrafista, uma fotógrafa e um carro de apoio — fará o Caminho de Santiago de Compostela.

Preparando-se desde outubro do ano passado, o atleta divulga a arte monociclista como esporte, já que no Brasil, ela está ligada somente ao circo. O objetivo da expedição é fazer uma peregrinação que exija ao mesmo tempo equilíbrio, condicionamento físico e preparo espiritual.

O Monociclo :

O monociclo já é largamente utilizado nos Estados Unidos, Europa e Japão por ser — além de um excelente divertimento, uma das melhores formas de desenvolvimento físico e emocional.

A prática do monociclo melhora a coordenação motora, equilíbrio e os reflexos, além de contribuir com o ganho aeróbico e anaeróbico. Também é uma maravilhosa maneira de aliviar as tenções, trabalhando a concentração, persistência e a autoconfiança.

Utilizado como ferramenta para se percorrer longas distâncias, este esporte inovador tem ganhado muitos adeptos. Existem atualmente grupos de praticantes de monociclo em todo mundo. Campeonatos e encontros mundiais já se realizaram na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão.

Atualmente, a prática está em processo de pedido de aceitação como esporte olímpico. Um belo exemplo de dedicação ao esporte de monociclo é o de Lars Clausen, um pastor americano que rodou praticamente os Estados Unidos inteiro no ano de 2000, levantando fundos para sua Igreja. Outro exemplo é o de Hanspeter Beck, um australiano que rodou a Nova Zelândia durante quase 52 dias.

O Monociclista :

Rodrigo Racy é bacharel em Turismo pela Universidade São Judas, artista circense e ator. Nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 1972 onde iniciou
sua formação em artes cênicas. Aprimora os estudos em São Paulo desde 1995.

Em 1997, iniciou-se na arte circense no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo. Passou pelas diversas modalidades — cama elástica, perna-de-pau, malabares e trapézio — até chegar aos treinos de monociclo.

Em novembro, o atleta fez uma avaliação física na Clínica do Movimento — quando foram monitorados seus movimentos cardíacos, capacidade cardiovascular e articular e em seguida iniciou o acompanhamento nutricional com a Dra. Flávia Abdallah e os treinos, monitorados pelo personal trainner Fabio Brito, da Bio Ritmo Academia. São 6 dias de treino por semana, 5 dias de atividade com o monociclo e exercícios de força e 1 dia de treino intensivo de atividades aeróbicas e resistência muscular.

Com esta preparação, o atleta espera vencer a distância dos 55 km, no próximo dia 14, em São Paulo e seguir com o projeto de percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, de monociclo, trazendo estes dois recordes inéditos ao país.

Serviço :

Expedição Pirapora do Bom Jesus
Data: 14/03/2004
Saída: 8h00
Local: Bio Ritmo Academia — Unidade Centro — Rua 15 de Novembro — S.P.
Chegada: 18h00
Local: Praça do Encontro — Pirapora do Bom Jesus — São Paulo distância percorrida: 53 km

Fonte: YGR - Assessoria de Comunicação

  
  

Publicado por em

Paulo Rocha (Kosquinha)

Paulo Rocha (Kosquinha)

12/12/2008 15:03:06
Que bom que tem alguem defendendo nossa profissão circence.
Sou artista não praticante e formado na faculdade de Artes Cênicas de Pindamonhangaba, tenho dois monociclos, e gostaria de resaltar quanto a qualidade do seu equipamento, pois os meus são precários embora sejam bonitos, eu mesmo tive faze-los, se tiver um fornecedor descente, me conte.
Se precisar de informações estou a disposição.
Dê noticias - Sucesso

Paulo Rocha
Campos do Jordão

Davidson

Davidson

22/09/2008 15:23:49
gostei de saber que o monociclismo está prestes a se tornar um esporte radical,e olimpico