Bahia mostra destinos para prática de esportes de aventura na Adventure Fair

Pela quarta vez, a Bahia apresentará para os visitantes da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul, seus melhores destinos para prática de esportes de aventura. O estado terá destinos para diversas atividades terrestres,

  
  

Pela quarta vez, a Bahia apresentará para os visitantes da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul, seus melhores destinos para prática de esportes de aventura.

O estado terá destinos para diversas atividades terrestres, aéreas e marítimas na feira, que acontece no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 12 e 16 de novembro.

Moutain bike, canoagem, canyoning, cavalgada, mergulho, off road, paraquedismo, pesca esportiva, rafting, rapel, cascading, sand board, surf, trekking, vôo livre e windsurf são as atividades que os turistas podem encontrar no estado baiano.

Chapada Diamantina, Barreiras, Ilhéus, Itacaré, Abrolhos, Salvador, Sobradinho, Paulo Afonso, Camamu e Porto Seguro são algumas das cidades que oferecem locais para a prática de esportes de aventura e estarão no estande da Bahia, organizado pela Bahiatursa, empresa de turismo ligada à secretaria de Cultura e Turismo.

A Chapada Diamantina, um dos lugares mais procurados pelos ecoturistas, é o cenário ideal para prática dos esportes terrestres, com várias cavernas e trilhas para trekking e mountain bike.

As belezas naturais também podem ser vistas do alto -
do cesto de um balão os turistas têm uma visão geral da chapada. Nos Caminhos do Oeste, o Rio das Ondas é ideal para canoagem e a cachoeira do Acaba Vidas, também na cidade de Barreiras, para o cascading (rapel debaixo de cachoeira) e o rapel. A região oeste recebe praticantes de off road e motocross, assim como a Costa dos Coqueiros e a cidade de Paulo
Afonso.

“A Bahiatursa tem a expectativa de tornar produtos potenciais, como o oeste baiano, Paulo Afonso, Maraú e até localidades desconhecidas na Chapada Diamantina, em produtos consolidados.

Para isso, a Bahia pretende levar à feira o maior número
possível de representantes das diferentes zonas turísticas”, disse Luciana Costa Meireles, diretora de relações nacionais da Bahiatursa.

Com o maior litoral do Brasil, o estado apresentará destinos para surfistas e mergulhadores. Ilhéus e Itacaré são os destaques do surfe.

Já para o mergulho, existem diferentes opções, como Abrolhos, na Costa das Baleias, Porto Seguro, na Costa do
Descobrimento e a Baía de Todos os Santos, com belos corais e recifes.

Vera Cruz, com mergulho noturno e rica vida marinha também é opção de destino, além da exploração de naufrágios em Salvador, para visita de navios que afundaram há mais de 30 anos.

O paraquedismo e o vôo livre também podem ser praticados na Bahia. A Ilha de Itaparica, na SkyDive Bahia (zona de saltos que, pela beleza natural e regularidade dos ventos), está se firmando no cenário internacional.

Os praticantes do vôo livre encontram pontos perfeitos na Serra do Sabiá, em Sobradinho, no Rio das Contas e em Santa Terezinha. Outro destaque é o Parasail, vôo de até 60 metros de altura, em que a pessoa decola e aterrissa na plataforma de uma lancha acoplada a um pára-quedas, para contemplar toda a Praia do Forte.

“A Bahia já participa da feira há quatro anos e comprova a cada ano que o evento é uma excelente oportunidade de
divulgação dos produtos ecoturísticos e de aventura ao consumidor final, principalmente após a realização de um planejamento segmentado e focado em motivações. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o mercado de ecoturismo cresce a uma taxa anual de 20%, enquanto o turismo chamado “convencional” tem um crescimento anual de 7,5%. Sem dúvida, o ecoturismo e o turismo de aventura são algumas das motivações prioritárias da Bahiatursa”, diz Luciana.

Além da Bahia, os estados do Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará também terão estandes para apresentar seus principais destinos de ecoturismo e aventura.

O estado de São Paulo adquiriu uma área recorde, com 230 m2, além de outras 18 cidades do interior, como Analândia, Brotas, Caconde, Caraguatatuba, Ilhabela, Louveira, entre outras, que terão o próprio estande. No total, 86 cidades estarão representadas na Adventure Fair.

Outras atrações

Paralelamente à feira, acontecerá o Eldorado Adventure Congress, que contará com a participação de 22 aventureiros, como o empresário Guilherme Rocha, que falará sobre suas aventuras pelo litoral nordestino, dando dicas de fotografia e filmagem, mostrando as imagens de lugares exóticos vistos em sua expedição Litoral Nordeste.

Guilherme também fez vídeos para os programas globais Fantástico e Esporte Espetacular. A palestra abrirá o Eldorado Adventure Congress, no dia 12 de novembro, às 16 horas.

O Adventure Park, um dos grandes sucessos de público na Adventure Fair 2002, ganhou mais espaço neste ano e vai oferecer para os visitantes atividades como pista de off road, tanque de mergulho, arvorismo, pista de esqui e snow board e parede de escalada.

O visitante poderá acompanhar todas estas atividades a partir do mezanino da Bienal e conhecer os mais de 250
estandes, que mostrarão as novidades em roupas, equipamentos e acessórios para aventura.

A Adventure Fair 2003 é organizada pela Promotrade, com patrocínio da Fiat, co-patrocínio da Rádio Eldorado e da HP e apoio de Guaraná Kuat, ESPN Brasil, revista Isto É e Água Crystal.

Fonte:ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em