Discovery Channel Eco-challenge

No final da década de 80, as corridas de aventura já faziam sucesso na Europa e na Nova Zelândia. Com o intuito de introduzi-las na América do Norte, Market Burnet cria, em 1992, a Eco-challenge Lifestyles Inc. O primeiro Eco-challenge aconteceu em abril

  
  

No final da década de 80, as corridas de aventura já faziam sucesso na Europa e na Nova Zelândia. Com o intuito de introduzi-las na América do Norte, Market Burnet cria, em 1992, a Eco-challenge Lifestyles Inc. O primeiro Eco-challenge aconteceu em abril de 1995 no estado de Utah, nos Estados Unidos. A aventura reuniu 50 equipes e mais de 600 pessoas que coletaram cerca de 70 toneladas de material metálico para ser reciclado. Durando até 10 dias e percorrendo em média 500km, a prova reúne modalidades esportivas como canoagem, canyoning, mountain bike, equitação, trekking, escalada, entre outras. As equipes são compostas de 4 pessoas, podendo ser mistas. Vence a equipe que completar a prova em menos tempo com todos os integrantes.
A segunda edição aconteceu em junho do mesmo ano também nos Estados Unidos, em New England, passando a ser transmitida pela Discovery Channel para 60 milhões de pessoas em 124 países. Em 1996 foi a vez da província da Columbia Britânica, no Canadá, sediar a prova. Foi a maior corrida de aventura de que se tem notícia, com a participação de 70 equipes. Em 1997, a competição saiu da América e foi para a Austrália. A primeira participação brasileira aconteceu em 1998, no Marrocos, com a equipe Brasil 500 Anos. Neste ano a prova teve uma etapa com camelos, de acordo com a região. No ano de 99, a competição foi na Patagônia, na Argentina, com a participação dos brasileiros do Brazil Adventure.
A Discovery Channel Eco-challenge é uma prova que exige bastante dos competidores. Por isso, é preciso ter uma boa experiência em esportes e corridas de aventura. Há um comitê para avaliar a qualificação das equipes interessadas em participar.

  
  

Publicado por em