Medalhistas olímpicas participam da Semana de Vela de Ilhabela

O principal evento náutico da América Latina terá cinco tripulações formadas por mulheres - recorde na competição.

  
  
Fernanda Oliveira e Isabel Swan

A Rolex Ilhabela Sailing Week ganhou mais charme em sua 36ª edição. O principal evento náutico da América Latina terá cinco tripulações formadas por mulheres - recorde na competição. Entre os destaques estão Fernanda Oliveira e Isabel Swan, ganhadoras da medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim - sendo o primeiro pódio brasileiro feminino no iatismo.

A prova começa neste sábado, dia 4 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Fernanda comandará o J24 Diferencial na classe ORC Internacional 700, enquanto Isabel Swan será tripulante do Bamberg, um HPE25, comandado pela medalhista pan-americana e atleta olímpica Adriana Kostiw.

No comando do J24, Fernanda terá a companhia de Ana Luiza Barbachan, Anelise Caminha, Denise Chagas, Giorgia Rodrigues e a mirim Luiza Lutz. Já no HPE25 das olímpicas Adriana Kostiw e Isabel Swan, estarão também Andréa Rushmann, Odile Ginaid e Corina Bremer.

Outro J24 na prova será o Eiger, que terá a bordo a seleção brasileira feminina de match race. A Juliana Senftt, timoneira da equipe espera mostrar o potencial do time em busca de um patrocinador para ter melhores condições de disputar uma vaga na equipe olímpica nacional para os Jogos de Londres, em 2012. "A Rolex é uma competição importante, de grande exposição, em que é possível divulgar o nosso projeto” disse Juliana.

As mulheres não estarão presentes apenas em barcos pequenos. O veleiro AMNI Cristal, de 32 pés, da comandante Andréa Rogick, competirá na categoria BRA-RGS com uma tripulação de sete mulheres: Andréa Tedesco, Isabela Malpighi, Marina Dombrowsky, Renata Bellotti, Sandra Vilarinho, Andréa Rogick e a mirim Camila Rogick de Aguiar.

Na principal classe da ORC Internacional, o veleiro Jazz, um Malbec, de 36 pés, será o maior barco comandado por uma mulher. Valéria Ravani contará com sete mulheres Cristina Lueth, Tais Garcez, Daniela Sanchez Andrei, Nívia Teixeira, Rachel Russo e Andréa Videira e dois homens na tripulação. "O nosso desafio é competir da melhor forma possível e brigar por bons resultados. Já mostramos que temos condições para isso”, falou a comandante. Os dois homens da equipe são o técnico Ralf Brüder e o caiçara Eduardo Mateus, o Dudu da Vela.

Inscrições - As inscrições para a Rolex Ilhabela Sailing Week continuam abertas e os interessados devem assegurar participação apenas pelo site oficial da prova. Estão convidadas para participar da RISW as classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, SMP2, HPE25 e Bico de Proa.

Fonte: Webventure

  
  

Publicado por em