Regatta Sustentável do Caribe promoverá a responsabilidade ambiental

Programa de certificação do terceiro setor que auxilia os eventos esportivos, yacht clubs e programas relacionados, a conquistar voluntariamente os melhores padrões de sustentabilidade.

  
  

Os organizadores do St. Maarten Heineken Regatta, um dos maiores eventos de Regatta do Caribe, orgulhosamente anunciam sua parceria com o grupo Sailors for the Sea, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação dos oceanos, com a finalidade de tornar a edição de 2009 um evento mais sustentável, denominado "Regatta Sustentável" CleanRegatta).

A Regatta, que acontece entre 5 e 8 de Março de 2009, terá muitas mudanças simples que contribuirão para torná-la um evento sustentavelmente viável. Sempre empenhados em aperfeiçoar o evento a cada ano, os organizadores elaboraram algumas mudanças com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas em favor da preservação do meio ambiente em St. Maarten, salientando-se a importância da reciclagem.

Estas mudanças incluem reutilizacão do bow numbers, onde os participantes são orientados sobre as regras básicas para usufruir da Reserva Natural, localizada no lado Francês da ilha, além de incentivar os jovens a criar e produzir modelos de barcos com material reutilizável.

Com o passar dos anos, a organização da Regatta, patrocinada pela Heineken, vem arrecadando fundos, com a venda de pulseiras - para proteger o meio ambiente nos dois lados da ilha. Esta iniciativa pretende conscientizar as pessoas em ajudar a manter as praias limpas, principalmente ao longo dos eventos.

A Heineken St. Maarten também tem se empenhado em manter as praias limpas, com a parceria da St. Maarten Pride Foundation, na busca de grupos interessados em cuidar das praias.

Para o evento de 2009, os organizadores pretendem implantar um sistema de registro menos burocrático, que reduzirá significativamente o uso do papel. Eles terão uma série de responsabilidades na Categoria Bronze na Regatta Sustentável, visando obter a certificação da Sailors for the Sea.

"O Programa Clean Regatta é ótimo para Regattas e yacht clubes que precisem de orientação na busca de melhores padrões de sustentabilidade. Também auxilia a divulgar os esforços de outros clubes e eventos, mostrando como muitos podem dar bons exemplos. Nossa meta é que todo evento ou clube siga a ideologia da "Regatta Sustentável", sejam eles credenciados pelo Sailors for the Sea ou não."

Algumas exigências das Regattas Sustentáveis:

· Não é permitido despejar esgoto em áreas de águas portuárias ou áreas proibidas.

· Manter a costa e as águas limpas de restos de lixo. É proibido jogar qualquer tipo de lixo nas regiões costeiras.

· Produtos Biodegradáveis: dar preferência ao uso de produtos que não deteriorem o meio ambiente.

Um voluntário será escolhido como intermediário pelas duas organizações a fim de garantir que todos os passos estejam sendo cumpridos devidamente, e isto é registrado em relatório ao fim da Regatta.

A Sailors for the Sea é uma organização sem fins lucrativos que ensina e autoriza os navegadores a proteger e restaurar nossos oceanos e águas costeiras. "Regatta Sustentável" é um programa de certificação do terceiro setor que auxilia os eventos esportivos, yacht clubs e programas relacionados, a conquistar voluntariamente os melhores padrões de sustentabilidade.

Os participantes podem escolher entre três categorias de comprometimento: Bronze, Prata ou Ouro, cada uma com regras específicas a serem obedecidas. A Sailors for the Sea oferece suporte e materiais necessários, além da certificação de Clean Regatta para os interessados.

Os organizadores estão bastante satisfeitos com o auxílio da engajada parceira Heineken em fazer deste um evento cada vez mais sustentável. "Estamos orgulhosos em receber visitantes em nossas praias e estamos fazendo o possível para manter o meio ambiente limpo em St.Maarten, pois sabemos que essa iniciativa não irá beneficiar apenas nosso evento, mas a ilha toda" diz Heather Tackling, diretor do evento.

Sobre a St. Maarten Heineken Regatta 2009:

Dizem que os vencedores escrevem a história, e isto é verdade para a Heineken Regatta do Sint Maarten Yacht Club. Os vencedores neste caso, os voluntários, os patrocinadores e os participantes formam um triangulo único, com toda a força geométrica aqui representada. Desde um começo modesto até a 29ª edição que ocorrerá em 2009, nossa Regatta começou não somente como o maior evento da categoria no Caribe, mas também com a fama de um evento de primeira classe. A corrida e as festas são certamente lendárias e a atmosfera é igualmente agradável. Para mais informações sobre participantes, voluntários ou outros detalhes, visite www.heinekenregatta.com.

Sobre a Organização Sailors for the Sea:

Criada em 2004 com sede em Boston, Massachussetts, a Sailors for the Sea é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à orientação, criação de programas e recursos para motivar e permitir aos navegadores e outros profissionais do ramo a preservar e proteger o meio ambiente junto aos portos, baías e oceanos navegados.

Sobre St. Maarten:

St. Maarten é a menor ilha do Caribe divida harmonicamente por duas nações: Holanda e Franca. A ilha é reconhecida como a Capital gastronômica do Caribe por sua excelência na culinária e variedade de restaurantes. Pessoas de mais de 100 países moram em St. Maarten, o que também a torna uma ilha de diferentes sabores e atrativos.

Com 37 praias diferentes, St. Maarten sempre tem a praia certa a oferecer para seus turistas, a ilha é livre de impostos (dutty free) alem de cassino, vida noturna agitada e diversas atividades em terra e no mar.

Informações: www.sailorsforthesea.org.

Fonte: Julienne Gananian /Escritório de Relações Públicas e Imprensa - Brasil

  
  

Publicado por em