1º Campeonato Brasileiro de Pousos de Alta Performance é seletiva para o mundial

O 1º Campeonato Brasileiro de Pouso de Alta Performance acontecerá neste final de semana, dias 9 e 10 de outubro, no Centro Azul do Vento de Pára-quedismo, em Campinas (SP). O evento, que marca os 25 anos da entidade, servirá como etapa classificatória ao

  
  

O 1º Campeonato Brasileiro de Pouso de Alta Performance acontecerá neste final de semana, dias 9 e 10 de outubro, no Centro Azul do Vento de Pára-quedismo, em Campinas
(SP). O evento, que marca os 25 anos da entidade, servirá como etapa classificatória ao Mundial da modalidade, marcado para janeiro de 2005 na Flórida (EUA).

Estarão presentes grandes nomes do esporte nacional, como Luis Cani, Gui Pádua, Fábio Brandt, Ricardo Carnaúba e Marcos Padilha. Os oito primeiros colocados na competição terão lugar garantido no Mundial.

As provas acontecerão num lago artificial de 60 metros de comprimento por 10 de largura,com 1.000 metros quadrados de lona impermeabilizante e 600 mil litros de água. Somente atletas experientes, com no mínimo 1 mil saltos, estão autorizados a participar. Eles utilizarão pára-quedas pequenos que foram projetados especialmente para esta modalidade, empregando a mais alta tecnologia disponível.

O Pouso de Alta Performance, conhecido como swoop, é novo no Brasil e tido como uma das modalidades mais radicais do pára-quedismo. Nele, os praticantes saltam do avião a partir de baixa altitude e mergulham em direção ao solo, para passar horizontalmente em alta velocidade por um corredor formado por bandeiras.

Ganha quem voar mais baixo, mais rápido e mais longe. Hoje é comum atingir velocidades superiores a 110km/h, pilotando os pára-quedas a apenas alguns centímetros do chão. Daí a necessidade da raia, já que a água garante a segurança dos atletas, amortecendo um possível choque contra o solo.

Sobre a Azul do Vento

A Escola Azul do Vento foi fundada em 9 de outubro de 1979 pelos irmãos Ricardo e Marcos Pettená, detentores de diversos títulos nacionais e internacionais de pára-quedismo. Hoje é considerada um dos melhores centros da América Latina para a prática do esporte, com altos índices de segurança e equipamentos de última geração.

Na Azul do Vento são realizados grandes eventos, como Circuitos e Campeonatos Brasileiros, Simpósios internacionais e ainda treinamentos para recordes sul-americanos e mundiais de formação em queda livre. Nela saltam os principais nomes do esporte, como Sabiá, Formiga, Luís Cani e Gui Pádua, além dos próprios irmãos Pettená, que são reconhecidos mundialmente.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em