42ª edição da regata Aratu-Maragojipe reunirá cerca de 200 embarcações

A cidade pacata se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, São Bartolomeu.

  
  

No próximo dia 20 de agosto, a Baía de Todos os Santos, um dos mais belos cartões postais da Bahia, se transforma mais uma vez no cenário da tradicional regata Aratu-Maragojipe.

A 42ª edição da prova, que é a mais importante do Brasil na categoria percurso e uma das mais expressivas da América Latina, deverá reunir 200 embarcações e cerca de mil atletas.

Com o apoio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, a competição tem início na entrada do Canal de Aratu, com destino à cidade de Maragojipe.

A grande novidade deste ano fica por conta da comissão julgadora formada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), que vai possibilitar uma maior rapidez no cálculo dos resultados para que a premiação ocorra logo após o final da regata. Outra novidade, é que ao fazer as inscrições, os atletas doarão alimentos não perecíveis para serem distribuídos a instituições beneficentes.

O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 km, porém, o tempo para conclusão da rota varia entre 2h30 (embarcações mais velozes) e 7h (as mais lentas). Em Maragojipe, os velejadores serão recepcionados pelas autoridades locais e pelos moradores no píer da cidade.

Maragojipe fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.

Como outras cidades da região, Maragojipe traz uma forte tradição religiosa católica, mas é também comprometida com o candomblé. A cidade pacata se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, São Bartolomeu.

Turismo Náutico:

Atualmente o turismo náutico da Bahia conquistou reforços importantes para o seu desenvolvimento no Estado. Além da desoneração fiscal, contará nos próximos anos, com investimentos de R$133.89 milhões, que serão feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos.

Os recursos irão para a melhoria e implantação de píeres, atracadouros, marinas e construção de uma estrada batizada Via Náutica Baía de Todos-os-Santos.

Em agosto de 2012 também será realizada a primeira feira náutica do estado, Bahia Boat Show, evento que já acontece no Rio de Janeiro e São Paulo.

Programação

Cerimônia de abertura - dia 19 de agosto, a partir das 19 horas, no Aratu Iate Clube.

LARGADA
Dia 20 de agosto, a partir das 10 horas, na saída da Baía de Aratu. Largadas das diversas classes

CHEGADA E RECEPÇÃO

Dia 20 de agosto, a partir das 15:30 horas, no Porto do Cajá em Maragojipe, os velejadores e participantes serão recepcionados pelo Prefeito e autoridades locais.

A partir das 18 horas, será oferecido um jantar aos participantes

FESTA DE PREMIAÇÃO

Dia, 20 a partir das 20 horas, em Maragojipe, os três primeiros colocados de cada classe irão receber suas premiações das mãos de organizadores e autoridades, num grande palco armado em praça pública.

Após as entregas dos troféus, haverá a festa de encerramento com grandes atrações da música popular brasileira.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Bahiatursa

  
  

Publicado por em