Campeonato Brasileiro de Balonismo enfeita o céu de Piracicaba-SP

O céu da cidade de Piracicaba, situada a 162 quilômetros de São Paulo,ficará mais colorido entre os dia 31 de maio e 6 de junho. A cidade recebe o 17º Campeonato Brasileiro de Balonismo, com a participação de pilotos de todo o país e destaque para a equi

  
  

O céu da cidade de Piracicaba, situada a 162 quilômetros de São Paulo,ficará mais colorido entre os dia 31 de maio e 6 de junho. A cidade recebe o 17º Campeonato Brasileiro de Balonismo, com a participação de pilotos de todo o país e destaque para a equipe Reebok, que estará na competição com dois balões, pilotados por Jairo Fogaça e pelo bicampeão brasileiro, Sacha Haim.

O Campeonato Brasileiro soma pontos para o rankingque define os representantes do país no Campeonato Mundial de 2006, em Montegi, no Japão.

“Somam-se os resultados deste ano e de 2005 para apontar os classificados, por isso eu pretendo fazer um bom resultado em Piracicaba para ficar mais tranqüilo”,afirma Sacha, que logo após a competição de Piracicaba embarca para a Austrália, onde representará o país no 16º Campeonato Mundial, na cidade de Mildura, ao lados dos pilotos Fábio Passos e Rubens Kalousdian,que também estarão em ação em Piracicaba.

Sacha, 26 anos, começou a voar estimulado por seu pai. Ele conquistou o título brasileiro em 1994 e 1997,foi quatro vezes vice-campeão (1999, 2000, 2002 e 2003), ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro, venceu quatro vezes o Festival de Torres (RS), um dos mais tradicionais do país, e é o número 157 do mundo.

Jairo Fogaça, 49 anos, está em sétimo lugar no ranking brasileiro, foi campeão argentino em 2000, sexto no último campeonato nacional e vai para Piracicaba com a expectativa de terminar entre os dez primeiros colocados.

Precisão :

Numa competição de balonismo, como o Campeonato Brasileiro, os pilotos realizam uma série de tarefas que valem pontos e o vencedor é quem obtiver a maior pontuação.

Depois da largada, que pode ser de um local escolhido pelo próprio piloto, ou com todos os balões juntos, ele tenta se aproximar o máximo possível do local demarcado pela organização e arremessar sua marca – um saquinho com 75g de areia – o mais perto do alvo.

Os pilotos conhecem as metas que terão de cumprir no briefing (reunião entre pilotos e organizadores)realizada no início de cada etapa. As equipes são acompanhadas por observers (integrantes da organização) que registram as ações dos pilotos e equipes como acertos e infrações.

“Balonismo é basicamente um esporte de precisão”, afirma Sacha.

Festa no céu :

Além da competição, o Campeonato Brasileiro de Balonismo terá duas atrações voltadas ao público. Para a noite de sábado está programado um Night Glow, um vôo noturno com os balões iluminados.

No domingo, pela manhã,ocorre o chamado vôo fiesta,com a participação dos competidores e mais três balões diferenciados, um em forma de anjo, outro no formato de diabo e o terceiro na forma de espantalho. O Campeonato Brasileiro é organizado pela ABB(Associação Brasileira de Balonismo).

Serviço:

17º Campeonato Brasileiro de Balonismo

Local: Piracicaba

Programação :

Abertura: segunda-feira (31 de maio)

Vôos competitivos às 7h e às 16h de terça-feira (dia 1º junho) a sábado (6 de junho)

Night Glow (vôo noturno) – sábado (6 de junho), às 20h

Vôo Fiesta – domingo (7 de junho), às 7h

Fonte: VipComm Assessoria de Imprensa

  
  

Publicado por em