Corrida de aventura explora o potencial turístico da Ilha de Itaparica/BA

A edição deste ano apresenta uma grande novidade: unirá os corredores de atletismo e de aventura numa mesma largada, num mesmo percurso.

  
  

A edição, este ano, tem como slogan "o desafio de todos nós" e apresenta uma grande novidade: unirá os corredores de atletismo e de aventura numa mesma largada, num mesmo percurso. Ou seja, são duas competições em um único evento – corrida de rua (RUNNING) e corrida de aventura (DAVENTURA).

Os atletas de corrida de rua acostumados ao entorno sempre urbano, passam por uma experiência diferente no Running Daventura 2009. O circuito preparado pra eles é um autêntico cross-country, de percurso balizado e oferece um cenário diversificado composto por ambientes de asfalto, trilhas, estradas de chão e praias. Já, os atletas de corrida de aventura percorrem a Ilha e praticam o trekking, costeira, natação, mountain biking, canoagem e orientação. A largada está prevista para as 9h15, do Forte São Lourenço, em Itaparica, local de natureza selvagem, preservada e ideal para a prática de esportes.

As paisagens paradisíacas não economizam em verde, sol e lindas praias. Cerca de 500 atletas são esperados a desfrutar da ilha. 400 deles, destinados a corrida de rua para percorrer 6 km na categoria LIGTH ou 14 km na PRO. Os outros 100 atletas participam do segmento de aventura e percorrem 100 km de prova, nas categorias DUPLA ou QUARTETO. O evento é válido pela 4ª Etapa do CBCA 2009 (Circuito Baiano de Corrida de Aventura), regulamentado pela FBCA (Federação Baiana de Corrida de Aventura, www.fbca.com.br) e pelo RBCA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura, www.rbca.com.br).

Além disso, faz parte do calendário de corridas de rua e conta com o permit, oficialização de percurso e apuração feitas pela FBA (Federação Baiana de Atletismo, www.fba.org.br). O RUNNING DAVENTURA é uma proposta de esporte diferenciada que alia o prazer da atividade física a um estilo de vida que integra o homem à natureza e à conscientização ambiental.

A PETROBRAS, patrocinador máster do evento, e o GOVERNO FEDERAL junto aos demais apoiadores (seguem em anexo) acreditam na relevância do RUNNING DAVENTURA 2009 no cenário baiano esportivo.

Segurança e infra-estrutura - Uma prova de âmbito nacional e com um perfil diversificado de atletas exige organização complexa e diferencial técnico. Para garantir a segurança, conforto e êxito dos competidores, o RUNNING DAVENTURA conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 100 colaboradores, que atuam distribuídos entre produção, organização e gerenciamento do evento. O evento conta ainda com o apoio da Policia Militar, Capitania dos Portos, ambulâncias, médicos, equipes de resgate e primeiros socorros, motos, barcos para apoio nos trechos de canoagem e natação, todos integrados por meio de radiocomunicadores.

Responsabilidade ambiental e social - O RUNNING DAVENTURA também realizará ações sociais e ambientais cuja proposta é gerar uma contrapartida ao desenvolvimento do turismo sustentável em Itaparica. O objetivo é que essas ações, durante o evento, se materializem na neutralização da emissão de carbono, na doação de 1 tonelada de alimentos, realização de palestras e promoção de ações educativas de saúde.

O evento pretende estimular o patrocínio a eventos locais e a criação de postos de trabalho. Para isso, no dia do evento, serão cedidas as inscrições para os atletas locais na categoria RUNNING – incentivando assim o esporte no município.

Mais informações
www.daventura.com.br
www.running.daventura.com.br

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em