Encerramento do Circuito de Oceânica foi marcado pela renovação

A etapa realizada em Ilhabela contou com disputas emocionantes e definiu os campeões brasileiros deste ano.

  
  

O ano de 2016 foi muito movimentado para a Canoagem Oceânica, foram 5 competições nacionais (4 etapas do Circuito Brasileiro e a Copa Brasil) realizadas em cidades comoAngra dos Reis - RJ, Brasília – DF eVitória – ES. No dia 12 de novembro o calendário 2016 da modalidade chegou ao fim com a realização da 4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica. A etapa realizada em Ilhabela contou com disputas emocionantes e definiu os campeões brasileiros deste ano.

Antes de as categorias principais da Canoagem Oceânica foi realizada uma prova curta para jovens atletas não confederados, incentivando a renovação e a manutenção da modalidade. Meninos e meninas de 10 a 13 anos e meninos acima de 14 anos participaram da prova e competiram entre si atrás do lugar mais alto do pódio.

Após o término da etapa uma grande festa de confraternização e premiação foi organizada para os atletas e convidados, na Marina Porto Ilhabela, sede do Paddle Club Ilhabela / Divulgação

No Masculino 10 a 13 anos Adriel Santos foi o vencedor, seguido de Luiz Eduardo e Matheus na terceira posição. No Feminino Helena conquistou o ouro, Ana Beatriz a prata e Daniela Alves e Vitória dividiram o bronze. A categoria Masculino acima de 14 anos contou com 9 atletas, mas o vencedor da prova foi Luiz Fernando, Vagner Nascimento ficou na segunda colocação e Pedro Luiz garantiu o último lugar no pódio.

Nas categorias principais 107 atletas divididos em 4 categorias individuais (Júnior, Sub-23, Geral e Paracanoagem) Masculino e Feminino e mais 3 categorias de Duplas Masculinas (Júnior, Geral e Master) e Duplas Mistas.

A prova teve início pontualmente às 14h e contou com condições marítimas que fizeram toda a diferença na competição. O tempo era chuvoso e teve um swell que entrou durante a prova, o que deixou o mar muito agitado, fazendo os atletas enfrentarem ondas de quase 2m de altura em mar aberto, no retorno da boia para a orla de Ilhabela

.

A prova durou 1h10 até que a primeira embarcação ultrapassasse a linha de chegada, a dupla Cláudio Zisgmond e Fernando Barbosa manteve o bom desempenho de etapas anteriores e garantiu o primeiro lugar geral em Ilhabela.

Na Dupla Master os vencedores da 4ª Etapa foram Rubens Pompeu e Marcelo de Barros Martins. Na categoria Misto, Fernando de Lima Barbosa e Évina Fernandes foram os primeiros colocados, terminando a prova com menos de 2 minutos de diferença de Claudio Zsigmond e Fernando Ramos Barbosa.

Luiz Wagner Pecoraro foi o mais rápido da categoria Sênior Individual pela terceira vez no ano. Já no Feminino a atleta Rayssa Correa conquistou o primeiro ao vencer a prova com o tempo 01:26:09. A atleta Carmen Lucia de Silva foi a primeira atleta da categoria Master Feminino a passar a linha de chegada, com pouco mais de 16 minutos acima do tempo da primeira embarcação.

No Masculino Junior o atleta João Pedro Vieira Miguel foi o primeiro colocado em Ilhabela e João Pedro Schiavinato da Silva foi o vencedor da etapa na categoria sub-23 Masculino. Na Paracanoagem o vencedor da 4ª etapa foi José Agmarino de Jesus Coelho, o Zecão, com o tempo de 01:33:58.

Definição dos campeões de 2016

Essa etapa tinha um valor a mais por ser a etapa que definiria os campeões do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2016. A embarcação mais rápida da 4ª Etapa, a dupla Claudio Zsigmond e Fernando Ramos Barbosa garantiram o título das duplas ao vencer três etapas do circuito e atingir 600 pontos no ranking.

No Duplo Master os vencedores foram Hiel Gesã Perez de Queiroz e Humberto Nepomuceno Sant’Ana. Com esse resultado Hiel Gesã chegou à impressionante marca pessoal de 13 títulos brasileiros.

Os títulos individuais ficaram em família, no Masculino o atleta Luiz Wagner Pecoraro garantiu o título Masculino Individual ao vencer a terceira etapa do circuito e atingir a pontuação de 600. Sua mãe, Carmem Lucia da Silva, foi a grande vencedora do Feminino Individual, ela também foi a vencedora do Feminino em três etapas.

A competição também finalizou o ranking 2016 por equipes. A equipe ATR Associação Turma do Remo - SP) foi a grande campeã deste ano, com 5459 pontos acumulados, a ALCALINO (Associação de Canoagem do Litoral Norte – SP) foi a segunda colocada com 4995 pontos, e, completando o pódio, a equipe ACKC/BSB (Associação Caiakagem de Canoagem – Brasília) ficou com a terceira posição com 4878 pontos no total.

Após o término da etapa uma grande festa de confraternização e premiação foi organizada para os atletas e convidados, na Marina Porto Ilhabela, sede do Paddle Club Ilhabela. Além da premiação da etapa foi realizada também a premiação do Circuito Brasileiro 2016. Todos entraram no clima e foram embalados pela banda Mano Beethoven.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Ilhabela em conjunto com a Associação de Canoagem do Litoral Norte (ALCALINO), com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e patrocínio da Prefeitura de Ilhabela e Paddle Club/Marina Porto Ilhabela.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem

  
  

Publicado por em