São Paulo sediará o 15º Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo

A mais recente modalidade da canoagem mundial é extremamente popular na Europa e na Oceania, sendo praticada por mais de 60 países.

  
  

A Confederação Brasileira de Canoagem realizará, nos dias 4 e 5 de abril, a 1ª Etapa do 15º Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo na cidade de São Paulo. Os jogos ocorrerão na piscina do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) com o apoio da Nike e da Red Bull Energy Drink.

A 2ª Etapa será realizada em Londrina (Paraná) e a 3ª, e última, possivelmente em São Paulo. Em 2000, a capital paulista também sediou o Campeonato Mundial. Apesar de ainda ser novidade para a maioria da população, o Brasil é o país americano com as melhores classificações em campeonatos internacionais. Atualmente, é campeão pan-americano, totalizando três títulos.

História:

A mais recente modalidade da canoagem mundial é extremamente popular na Europa e na Oceania, sendo praticada por mais de 60 países. Em especial na Inglaterra, onde o esporte foi criado na década de 1930. O primeiro Campeonato Mundial ocorreu em 1994, na cidade inglesa de Sheffield.

A próxima e 9ª edição do torneio será em 2010 em Milão, Itália, o evento é bienal. O caiaque pólo também está participando do International World Games com apoio do Comitê Olímpico Internacional.

Modalidade:

O jogo pode ser praticado em piscinas, lagos ou represas. Duas equipes, com cinco jogadores na água cada, têm como o objetivo marcar gol durante a partida de quinze minutos.

Para praticar o esporte, os jogadores utilizam caiaque, capacete e remo. As traves ficam suspensas a dois metros da superfície da água. Os gols devem ser marcados com a mão. Trata-se de uma modalidade que requer agilidade, coordenação motora e intensa preparação física dos atletas.

Organização:

A 1ª Etapa do 15º Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo é organizada pelo atleta Diniz Mbure. Com 28 anos, dedicou 20 para a canoagem, sendo 14 anos de treinamento em caiaque pólo. Mbure foi quatro vezes campeão brasileiro e três pan-americano. Atuou pela seleção brasileira em cinco Campeonatos Mundiais.

Serviço

Quando: 4 e 5 de abril, das 09h até 17h

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº

Entrada gratuita

Fonte: Del Valle Editoria / Isis Rosa Assessoria de Imprensa

www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em

Maria Josaine da Silva

Maria Josaine da Silva

06/04/2009 12:32:48
Eu acredito que essa modalidade deveria ser mais divulgada.
Mais jovens poderão participar.