Barco carioca surpreende na Eldorado Alcatrazes

Veleiro argentino confirma favoritismo e é o fita azul Barco carioca Wiki Wiki Foto: Divulgação Ilhabela (SP) - O veleiro argentino Flash Gordon3, de 49 pés, confirmou o favoristismo e foi fita azul na regata Eldorado Alcatrazes, cruzando a linha

  
  

Veleiro argentino confirma favoritismo e é o fita azul

Barco carioca Wiki Wiki

Ilhabela (SP) - O veleiro argentino Flash Gordon3, de 49 pés, confirmou o favoristismo e foi fita azul na regata Eldorado Alcatrazes, cruzando a linha imaginária montada na ponta da Sela, ao sul de Ilhabela, no início da noite do sábado, completando o percurso de 50 milhas náuticas em 7h13m46. No tempo corrigido uma surpresa: a vitória ficou com o barco carioca Wiki Wiki, de 40.7 pés, comandado por Geraldo Lowbeer, que marcou 4h03m15. Em segundo ficou o Pajero TR4/Daslu, de Eduardo Souza Ramos, seguido do BMW Curupira, de Mark Essle. A regata Eldorado Alcatrazes abriu a 29ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que está reunindo um número de recorde de competidores, 174 barcos e mais de 1200 velejadores.

A tripulação do Flash Gordon3 chegou ao Yatch Club de Ilhabela fazendo muita festa. “Esta vitória tem um sabor especial, como se fosse uma revanche do futebol”, explicou o tripulante Nicolas Moreno, lembrando da desclassificação recente do seu país na Copa do Mundo. A marca dos argentinos não é considerada novo recorde para esta regata, pois o percurso foi diminuído no ano passado. Dessa forma, a marca original ainda pertence ao ESPN, que completou o trecho em 9h34m, em 98.

Nelson Ilha, trimmer (que ajusta as velas) do Wiki Wiki, não sabia da vitória do seu barco no tempo corrigido. Ele estava preparando-se para embarcar no aeroporto de Congonhas de volta a Porto Alegre, onde mora, quando recebeu uma ligação de Ilhabela. “Estou feliz e surpreso com a notícia. Sabia que tínhamos feito uma ótima regata, mas a vitória foi um prêmio especial para nossa tripulação que, embora não tenha treinado junta, se entrosou muito bem durante Alcatrazes”, garantiu Ilha, que também é juiz internacional e foi o único representante do Brasil na arbitragem da vela nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Segundo Ilha, eles estavam num dia feliz e só fizeram escolhas corretas. “Largamos bem e depois de quatro horas de regata fizemos uma opção pelo Leste e logo entrou um vento de 18 nós nesta direção que nos conduziu para a ponta, o que foi fundamental para a vitória”, assinalou. “Nossa prioridade é vencer a classe 40.7 pés que tem 13 barcos e nomes importantes como o de Robert Scheidt. Ganhar a Semana de Vela será lucro”, apontou o velejador que retorna a Ilhabela na noite de terça-feira para disputar as regatas restantes do evento, que prossegue até o dia 27. A bordo do Wiki-Wiki, outras feras ajudaram a conquistar a vitória: o tático Cláudio Kunze, Manolo Bunge e Ricardo Ermel, o boyzinho, craque também no windsurf.

O segundo colocado no tempo corrigido, Eduardo Souza Ramos, já faz parte da história da Semana de Vela de Ilhabela, pois venceu a primeira edição em 1973, a bordo de um monotipo da classe Snipe. Segundo o comandante, a inconstância dos ventos durante o percurso foi a principal dificuldade. “Foi uma boa regata mas tivemos problemas com os ventos na ida. Felizmente escolhemos o melhor caminho e completamos a prova com bom resultado”, comentou.

Resultado da Eldorado Alcatrazes:
IMS
1. Wiki Wiki, 4h03m15
2. Pajero TR4/Daslu, 4h03m38
3. BMW Curupira, 4h03m40
4. Dreamer, 4h06m48
5. Saudade, 4h11m29

Os veleiros inscritos na Semana de Vela de Ilhabela voltam a competir nesta quarta-feira, dia 24, com uma regata de médio percurso. Todavia, os barcos de 30, 32 pés e multicasco estarão na raia já nesta segunda-feira para o Grand Prix, um evento específico para estas embarcações que terá seus vencedores logo na terça-feira. Nos dois dias estão programadas quatro regatas.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Ilhabela

  
  

Publicado por em