Barco Pajero assume a liderança da 29ª Semana de Vela de Ilhabela

O veleiro Wiki Wiki, que estava na frente na IMS, caiu para terceiro. Veleiro Pajero Foto: Divulgação O barco Pajero TR4/Daslu, do comandante Eduardo Souza Ramos, assumiu nesta quarta-feira a liderança da 29ª Semana de Vela de Ilhabela, o maior ev

  
  

O veleiro Wiki Wiki, que estava na frente na IMS, caiu para terceiro.

Veleiro Pajero

O barco Pajero TR4/Daslu, do comandante Eduardo Souza Ramos, assumiu nesta quarta-feira a liderança da 29ª Semana de Vela de Ilhabela, o maior evento náutico da América Latina e que reúne até o próximo sábado o número recorde de 178 barcos e 1.250 velejadores. O Pajero, de 43 pés, havia chegado em segundo (tempo corrigido) na regata Eldorado Alcatrazes, na abertura do evento no sábado, e soma agora três pontos perdidos. O segundo colocado é o Cebion, do comandante carioca Nelson Vacchiano, com nove pontos, seguido do veleiro Wiki Wiki, de Geraldo Lowbeer, que tem 14. O quarto colocado no geral é o barco argentino Flash Gordon3 (15 pontos); em quinto está a embarcação gaúcha Dreamer (16).

Segundo Eduardo Souza Ramos, a regata desta quarta não foi muito técnica, mas bastante estratégica. `Os velejadores tiveram que `buscar` o vento. Quem mais trabalhou nos barcos foi o tático, que a todo momento analisava as condições do vento e a maré`, disse. O Pajero largou bem e manteve a segunda posição por boa parte da regata de 25 milhas náuticas, atrás do Flash Gordon3. Os argentinos abriram significativa vantagem e chegaram em primeiro no tempo real, mas ficaram atrás do Pajero no corrigido.

Os ventos fracos beneficiaram alguns barcos e atrapalharam a vida de outros. É o caso do vencedor da regata de abertura, o Wiki Wiki que terminou em 13º lugar e caiu na classificação geral para terceiro. Outro que se deu mal foi o BMW Curupira, terceiro até então, que agora ocupa apenas a sétima colocação. O Cebion, ao contrário, ficou em segundo no tempo corrigido e assumiu também a vice-liderança geral da IMS.

Na tarde desta quinta-feira, a competição prosseguiu com uma regata curta, de apenas 8 milhas, no formato barla-sota, com a raia sendo montada fora do Canal São Sebastião, na Ponta das Canas.

Está programada até sábado uma sequência de regatas curtas e técnicas, uma por dia. Cada uma delas possui percurso que varia de oito a 10 milhas náuticas. Estas provas exigem muito mais das tripulações, pois a distância dos barcos é muito pequena. Por este motivo, aumenta o risco de choque entre eles. `A raia montada para estas regatas é pequena e os ventos que sopram na região são fortes. Por isso, o tempo entre os barcos é menor e estes terão que realizar grande quantidade de manobras. Nestas circunstâncias, o que vale é o conhecimento`, ressalta o juiz de regata Cláudio Buckup.

Confira a classificação geral e os melhores de cada classe

Geral
1º - Pajero TR4 - 3 pontos
2º - Cebion – 9
3º - Wiki Wiki – 14
4º - Flash Gordon3 – 15
5º - Dreamer – 16
6º - San Gregorio – 17
7º - BMW Curupira – 18
8º - Magia4 – 20
9º - El Nino – 23
10º - Never Land – 24

Classificação por classes

ORC A
1º - Nubium - 6 pontos
2º - Lucky – 7
3º - Super Pimpo – 17

ORC B
1º - Cururu e Angelux - 9 pontos
3º - Asbar – 10

RGS A
1º - Lelia W/Bavaria - 2 pontos
2º - BL3/Mandragora e Albatroz/GVEN – 7

RGS B
1º - Conquest - 11 pontos
2º - Mandinga – 12
3º - Motim – 13

MULTICASCO A
1º - Vento - 2 pontos
2º - Delphinus – 8
3º - Barracuda, Mr. Wolf 3 e Regatta Nega – 12

MULTICASCO B
1º - Cambalhota - 6 pontos
2º - Brunik`s III, Cheetah e Lascado – 10

BICO DE PROA A
1º - BL3/Alforria - 8 pontos
2º - Piavu – 11
3º - Excalibur – 34

BICO DE PROA B
1º - Mr. Zé - 5 pontos
2º - Mobile e Caju – 7

A 29ª Semana de Vela de Ilhabela tem organização da D&S, com patrocínio de Mitsubishi Motors, com co-patrocínio da HSBC Premier e Semp Toshiba.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.yci.com.br

Fonte: ZDL – Assessoria de Imprensa

  
  

Publicado por em