Campeonato Trekking Trophy terá sua abertura oficial em Monteiro Lobato-SP

O Campeonato Brasileiro de Trekking - o Trekking Trophy, terá sua abertura oficial no dia 30 de março as 9:00 horas em Monteiro Lobato. O local da largada será no Pesca Rosará e ambiente do percurso da prova será nos arredores em meio as trilhas que cruza

  
  

O Campeonato Brasileiro de Trekking - o Trekking Trophy, terá sua abertura oficial no dia 30 de março as 9:00 horas em Monteiro Lobato. O local da largada será no Pesca Rosará e ambiente do percurso da prova será nos arredores em meio as trilhas que cruzam as montanhas da Serra da Mantiqueira.

Nesta etapa de lançamento a Eco Sistema, Organização Não-Governamental realizadora do campeonato desde 1994, apresentará o novo regulamento do Trekking Trophy mais competitivo e o Código de Ética dos praticantes de provas de Trekking.

Outra novidade será a equipe técnica. Este ano, o próprio fundador, Demetrius Alexandre de Carvalho, assume a direção geral da prova. A equipe tem se concentrado na elaboração de provas mais competitivas e atrativas. As regras e acordos estabelecidos no novo regulamento serão seguidas a risca pela equipe. A premiação terá algumas novidades que serão anunciadas na abertura oficial do evento.

O campeonato que é simbolizado por um troféu exclusivo que deve ser conquistado apenas por uma equipe ao longo da 7 etapas em 2003 em uma das categorias: máster, iniciantes ou família.

Para conquistar o troféu e a premiação a equipe deve obter os melhores resultados de performance nos processos de liderança, trabalho em equipe e iniciativa que são as bases essenciais para a prática deste esporte, além dos quesitos técnicos como: navegar e se orientar com mapas e planilha.

As novidades são que o campeonato deverá retornar as suas origens mais competitivas, pois nos últimos anos teve de passar por uma reorientação pedagógica importante.

O objetivo era despertar e fortalecer a consciência das equipes que "COOPERAR É PRECISO". Essas mudanças tiveram como princípio instigar a auto-consciência no processo de trabalho em equipe, respeito a si, as pessoas e ao meio ambiente, e principalmente reconstruir e fortalecer os valores de base num evento educacional esportivo: o respeito as pessoas, a socialização saudável e a sensibilização ambiental.

A mudança das características competitivas do Trekking Trophy ocorreram em meados de 1998 decorrentes dos inúmeros insultos, brigas e falta de postura ética no evento.

Portanto, neste ano de comemoração de 10 anos de competições de trekking no Brasil, a Eco Sistema esta reservando :

A história do esporte Trekking (Enduro a Pé) no Brasil

Em 1994 a Eco Sistema em parceria e patrocínio d a empresa Tec Sat, veicularam na Rede Globo no estado de São Paulo um comercial no horário nobre sobre a etapa de inverno do Campeonato Brasileiro de Trekking e Orientação, o Trekking Trophy.

A prova se realizaria no Parque Estadual de Campos do Jordão durante a temporada de inverno. Cerca de 110 equipes e 150 corredores do orientação participaram do evento. Desde então, o mercado de competições de trekking e agora corrida de aventura - "adventure race"- vem crescendo e se expandindo pelo Brasil.

Neste contexto, o papel desempenhado pela Eco Sistema como precursora e criadora do mais antigo e clássico campeonato de Trekking Desportivo, ou de Regularidade, o Trekking Trophy, foi essencial como fomentadora desta nova modalidade esportiva no Brasil e no mundo, pois o trekking desportivo conforme o seu processo dinâmica e a metodologia da prática do esporte que só existe no Brasil.

O Trekking desportivo, e o Campeonato Brasileiro de Trekking - Trekking Trophy, nasceram baseados nas primeiras provas de Enduro a Pé realizadas na Serra da Cantareira em 1991 e 1992, sendo seu idealizador Arnaldo Zuercher Filho, e com o apoio dos integrantes de uma equipe de jeepeiros da zona norte, a equipe Tração 4X4.

A origem dos conceitos que norteiam o Trekking Trophy são frutos da experiência do seu criador como montanhista, espeleólogo e ex-presidente do Centro de Amigos da Natureza, Demetrius Alexandre de Carvalho, fundador da Eco Sistema - Organização Não-Governamental sem fins lucrativos para o desenvolvimento socioambiental através da prática da Educação Ambiental por meio de atividades desportivas de aventura praticadas apenas em contato com a Natureza.

Estes conceitos são orientados pelas diretrizes dos princípios e práticas da Educação Ambiental e da Pedagogia Experiencial do pedagogo alemão Kurt Hahn. É com base nestes fundamentos pedagógicos, na experiência de montanhista, espeleólogo, esportista e ambientalista que nestes últimos 13 anos foram criados vários eventos educacionais desportivos e socioambientais como os campeonatos de trekking e corrida de orientação no Brasil o TREKKING TROPHY, CAMPOR - Campeonato Paulista de Orientação, TREKKING CUP LITORAL LIMPO, Circuito Regional de Trekking, e o Programa RANGER ECO ADVENTURE.

Fonte: Ecosistema

  
  

Publicado por em