Faltam apenas 2 dias para a Semana de Vela de Ilhabela

Tem início neste sábado, dia 20 de julho, o maior evento náutico da América Latina. A 29º Semana de Vela de Ilhabela, que reúne os melhores velejadores do Brasil e de outros países como Argentina, Inglaterra e Portugal. Por ocorrer em mês de férias, a

  
  

Tem início neste sábado, dia 20 de julho, o maior evento náutico da América Latina. A 29º Semana de Vela de Ilhabela, que reúne os melhores velejadores do Brasil e de outros países como Argentina, Inglaterra e Portugal.

Por ocorrer em mês de férias, a Semana de Vela de Ilhabela costuma atrair um grande número de pessoas ligadas ao esporte. Segundo dados do DERSA, o número de carros que atravessam a balsa São Sebastião-Ilhabela nesse período, é 3 vezes maior do que é registrado o ano todo.

Com estrutura para receber cerca de 50.000 pessoas durante o mês de julho, o comércio de Ilhabela também comemora o sucesso da Semana de Vela. Para o comerciante Marcelo Carlos, proprietário de um restaurante na Ilha, o movimento nesse período costuma dobrar em relação aos outros meses do ano, e compara-se ao período de carnaval.

Estrelas do iatismo nacional como Lars Grael, Robert Scheidt e Amyr Klink já são presenças confirmadas. Lars, vai participar apenas da primeira etapa da Semana de Vela de Ilhabela, a famosa regata de longo percurso Eldorado Alcatrazes por Boreste. No domingo, ele segue para a Espanha onde participa da Copa do Rei. Já o pentacampeão mundial Robert Scheidt, vai tripular o veleiro baiano Odoyá, ocupando a função de timoneiro, “ não fui criado em um barco de oceano, timoneiro é a função onde eu devo render mais”, comenta ele. Torben Grael ainda está na Europa, e sua participação deve ser confirmada a qualquer momento.

Além dos esportistas, os velejadores solitários também vão se encontrar em Ilhabela. Amyr Klink e seu Paratii, família Schurmann com o Ayssô e André Homem de Mello com o seu Dejavú. Vilfredo Schurmann, Eloísa e David, também vão se despedir mais cedo da Semana de Vela da Ilha, na segunda, a família embarca para Porto Alegre. Amyr e André seguem até o final do campeonato.

Para Elton Ramirez, um dos organizadores da Semana de Vela de Ilhabela, essa edição do campeonato deve superar todas as expectativas e entrar para história da vela de oceano no Brasil “são mais de 300 mil reais envolvidos nesse evento, sem contar é claro, o investimento pessoal dos barcos que deve girar em torno de 500 mil dólares, cada um. Além disso, existe ainda o fator humano, cerca de 200 pessoas estão envolvidas no evento, cuidando para que tudo saia dentro do planejado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Ilhabela

  
  

Publicado por em