Festival náutico movimenta Recife em setembro

Estão previstos cursos de pilotagem de jet ski, pesca oceânica com linha em alto mar, uma vernissage com exibição de obras de artistas locais e shows no encerramento

  
  
Recife é sinônimo muita adrenalina/Exclusiva Br

Abertura do verão do Recife é sinônimo de sol e muita adrenalina com a realização da segunda edição do festival náutico Recife das Águas, que acontece de 13 a 28 de setembro. Realizado e produzido pelo Cabanga Iate Clube com o patrocínio da Prefeitura do Recife, Ambev, Netuno e Petrobrás, o evento terá como atrações a Regata Oceânica Internacional Recife-Fernando de Noronha (XX Refeno), um workshop de skimboard, campeonato de pesca oceânica, de remo, Copa Laser, Circuitos de Jet Sky, Rally de Jangadas, além da abertura do festival gastronômico Roda de Boteco e do encerramento da 3ª edição de O Fuçador, projeto que incentiva os universitários a redescobrir a cidade, desta vez com o tema "Novos Produtos Turísticos para o Recife".

O ponto alto será a XX Refeno, maior competição oceânica do País, com participação de 130 embarcações e mil participantes de todo o mundo em uma disputa internacional na costa pernambucana. No dia 27, Dia Mundial do Turismo, em paralelo à Refeno, promovida pelo Cabanga e Federação Pernambucana de Vela e Motor, haverá a abertura do 3° Festival Roda de Boteco, com a degustação dos melhores pratos e petiscos no Marco Zero e grande show do sambista Arlindo Cruz entre outras atrações.

De 25 a 27, acontece no Terminal Marítimo o Salão do Fuçador. A idéia é que sejam propostas criações de projeto viáveis, simples e criativos para a capital pernambucana.

De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a expectativa do evento é prolongar a estada dos turistas que vierem para a Refeno.

“É o segundo ano do festival e esperamos consagrar a cidade como um porto de referência para os amantes dos esportes náuticos, que freqüentemente viajam o mundo em busca dos melhores locais para a prática de regatas, pesca e mergulho. Nesse sentido, o Recife é uma excelente opção, tendo em vista a riqueza aquática de nossa fauna e visibilidade de nossas águas.”

Na Rua da Aurora, no dia 21 de setembro, ocorre competições náuticas, como Jet ski, remo, rally de jangada e copa vela. Outra ação que deve movimentar as areias de Boa Viagem é o Encontro Recife das Águas de Skimboard.

No domingo, dia 28, a praia será preparada para que os skimmers pernambucanos possam se encontrar e mostrar suas manobras radicais com segurança. Dois atletas foram convidados para abrilhantar o evento: o carioca Munir Ruffo e o paulista Thiago Porva. Ambos acabaram de disputar um campeonato internacional na França. O atleta Munir ficou na quinta colocação geral. Eles virão trocar experiências com os pernambucanos e fazer demonstrações nas ondas de Boa Viagem.

Na programação turística, batismo e mergulho em cinco dos principais pontos do parque de naufrágios do Recife: Pirapama (cinco milhas do Porto do Recife); Servemar 10 (seis milhas); Servemar 11 (seis milhas), Vapor de Baixo (quatro milhas) e Taurus (seis milhas), com profundidade média entre 20m e 25m.

Estão previstos também cursos de pilotagem de jet ski, pesca oceânica com linha em alto mar, uma vernissage com exibição de obras de artistas locais e shows no encerramento do festival, com orquestras de frevo, apresentações de maracatu e danças populares.

ATIVIDADES TURÍSTICAS:

De 13 a 28 de setembro

PASSEIO DE CATAMARÃ:

City tour aquático pelas três ilhas que formam o centro do Recife, com acompanhamento de guia. Saída do bar/restaurante Catamarã, no Cais das Cinco Pontas. De segunda a sexta com 20 % de desconto, com apresentação deste Flyer.

MERGULHO (ATLANTIS):

“Batismo¨ e mergulho em cinco dos principais pontos do parque de naufrágios do Recife: Pirapama (cinco milhas do Porto do Recife); Servemar 10 (seis milhas); Servemar 11 (seis milhas), Vapor de Baixo (quatro milhas) e Taurus (seis milhas). Profundidade média entre 20 e 25 m.

JET SKI - PASSEIO TURÍSTICO ESPORTIVO/CURSO DE PILOTAGEM:

Trecho: Casa de Banhos/antigo cinema São Luiz. Participação de, no mínimo, seis jets com instrutores profissionais.

CAMPEONATO DE PESCA OCEÂNICA:

Local: Cabanga Iate Clube

PROGRAMAÇÃO:

21 de setembro

COMPETIÇÕES NÁUTICAS:

Local: Rua da Aurora em frente à Assembléia Legislativa.

Das 8h30 às 14h

. Competição Norte-Nordeste de Remo

. Competição de Jet Ski Slalom

. Copa Vela

. Rally de Jangada

27 de setembro

XX REGATA INTERNACIONAL RECIFE FERNANDO DE NORONHA

Largada: MARCO ZERO

Horário: 10h (concentração) / 12h (largada)

É considerada a primeira regata oceânica do Brasil, com tradição de duas décadas, e o maior evento náutico do País. Para este ano, está prevista a participação de mais de 130 embarcações. O iníco da Regata é no Marco Zero, no antigo Bairro do Recife, de onde os barcos seguem com destino a Fernando de Noronha, reduto ecológico de águas cristalinas, onde é possível encontrar golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes. São 300 milhas náuticas de percurso (545 km) entre céu e mar.

Festa no Marco Zero:

10h às 12h: Manifestações culturais

12h às 16h: Refeno

16h às 18h: Show do grupo Samba de Luxo

18h às 20h: Show de Arlindo Cruz

20h às 22h: Show da banda Big Big Tylenol

ABERTURA DO 3º FESTIVAL RODA DE BOTECO

(Todos os botecos num só lugar)

O Roda do Boteco é um festival gastronômico e cultural que resgata a boa roda de conversa, boa comida, simplicidade e disseminação cultural. Sua abertura acontece no Marco Zero, a partir das 10h.

28 de setembro

ENCONTRO RECIFE DAS ÁGUAS DE SKIMBOARD

Local: Av. Boa Viagem em frente ao edifício Portugal. A partir das 11h.

Concurso de manobras, produção de vídeos, sorteios de brindes e equipamentos do mais novo esporte do Recife. O skimboard, que evoluiu do antigo Sonrisal, reúne manobras de skate e surf na beira da praia. Acesse a programação completa em www.geracaoskim.com.br.

Fonte: Exclusiva Br

  
  

Publicado por em

Letícia

Letícia

02/10/2008 19:09:51
Deveria haver fotos e o resultado da competição de skimboard em Boa Viagem,pois haveria mais divulgação do esporte.

Luis Augusto

Luis Augusto

12/09/2008 15:24:15
Esse grupo, Samba de Luxo é bom demais, ja ouvi eles tocando no casamento do meu primo.
Tocam Samba mesmo, os sambas mais antigos, tradicionais.
Parabens ao evento!