O que é o Trekking Trophy?

O trekking desportivo ou enduro a pé familiar, caminhada técnica realizada em áreas naturais, foi criado há 12 anos pela Organização Educacional EcoSistema, com objetivo de promover a integração e o desenvolvimento sócio-ambiental, através do esporte e do

  
  

O trekking desportivo ou enduro a pé familiar, caminhada técnica realizada em áreas naturais, foi criado há 12 anos pela Organização Educacional EcoSistema, com objetivo de promover a integração e o desenvolvimento sócio-ambiental, através do esporte e do contato com a natureza.

Enduro a pé familiar

Em 1994, a EcoSistema lapidou a idéia inicial e criou o Trekking Trophy. Qualquer um com um mínimo de preparo físico pode participar da atividade, inclusive crianças a partir de 10 anos, obviamente acompanhadas por um adulto responsável.

Mãe e filha participam juntas

O Trekking Trophy é um verdadeiro rally humano de regularidade, no qual vence não quem chega mais rápido, mas quem percorre os trechos do percurso no tempo ideal indicado pela organização. Concluir os trajetos em tempo menor que o indicado não é vantagem, muito pelo contrário: são descontados 2 pontos a cada segundo adiantado e 1 ponto por cada atrasado.

O percurso é composto por diferentes trechos e paisagens

Para a realização das caminhadas, é distribuída uma planilha de todo o percurso aos participantes, que precisam utilizar diversos recursos e instrumentos de navegação como bússola, contagem de passos, cronômetro e uma série de cálculos para se aproximar ao máximo da velocidade e tempo ideais previstos para cada trecho.

Os prismas indicam que o caminho está correto

Os tempos reais atingidos pelas equipes são registrados por Postos de Controle, ou simplesmente PCs, espalhados ao longo do caminho.

O contato com a natureza é fundamental

Os competidores são divididos em duas categorias: a Master, para os mais experientes, e a Iniciantes, para quem está começando na atividade. A cada etapa, são distribuídos troféus para os vencedores e, a partir desse ano, vale compras na Loja Tribo dos Pés, que está co-patrocinando o evento.

O Trekking Trophy está na sua 10ª edição com número crescente de participantes. O organizador do evento, Demetrius Alexandre, está muito satisfeito com os resultados do desenvolvimento do trekking desportivo no país: “Nestes 12 anos, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de viver experiências com a natureza. Hoje, dezenas de organizações informais e formais promovem a prática do trekking desportivo por todo o Brasil, como um agente motivador do contato com o meio ambiente e da prática de uma atividade física em família, entre amigos. Atingimos com sucesso nossa missão.”

O EcoViagem é parceiro do evento e estará realizando a cobertura completa das sete etapas de 2003.

  
  

Publicado por em