Pajero dispara na liderança da competição e pode conquistar o título nesta sexta-feira

Para ser campeão por antecipação, basta que o barco do comandante Eduardo Souza Ramos chegue em sexto lugar. O barco Pajero TR4/Daslu, do comandante Eduardo Souza Ramos, pode conquistar nesta sexta-feira o título antecipado da 29ª Semana de Vela de lha

  
  

Para ser campeão por antecipação, basta que o barco do comandante Eduardo Souza Ramos chegue em sexto lugar.

O barco Pajero TR4/Daslu, do comandante Eduardo Souza Ramos, pode conquistar nesta sexta-feira o título antecipado da 29ª Semana de Vela de lhabela, o maior evento náutico da América Latina e que reúne até o próximo sábado o número recorde de 178 barcos e 1.250 velejadores. O Pajero, que assumiu a liderança nesta quarta com quatro pontos, venceu a regata do dia no tempo corrigido (1h23min40seg) e ficou em terceiro no tempo real (2h21min51seg). Se a embarcação de 43 pés ficar em sexto na regata desta sexta-feira, será campeã, a terceira conquista da Semana de Vela de Eduardo Souza Ramos.

Em segundo lugar no tempo corrigido, ficou o barco Asa Alumínio, de Mario Martinez (1h24min18seg) e em terceiro, o Odoya, do comandante Georg Ehrensperger (1h25min16seg). Este barco baiano tem como timoneiro o pentacampeão mundial da classe Laser, Robert Scheidt. No tempo real, o fita azul foi mais uma vez o barco argentino Flash Gordon3, que completou as cerca de 10 milhas náuticas em 2h14min, seguido pelo também argentino San Gregório (2h19min27seg).

Na classificação geral da Semana de Vela de Ilhabela, o Pajero (quatro pontos) está 18 pontos à frente do San Gregório (22) e 19 pontos do terceiro colocado, o Flash Gordon3 (23). Em quarto, estão o Cebion e o WikiWiki (ambos com 27).

Organização, segredo do Pajero
Segundo Eduardo Souza Ramos, o segredo do barco que comanda está na organização. "A tripulação foi totalmente mudada em relação ao evento de 2001. Este ano, os outros 10 velejadores são mais experientes e, com isso, conseguimos velejar melhor. Estamos muito felizes com a possibilidade de sermos campeões antes do fim da Semana de Vela, mas ainda é cedo para comemorar", ressaltou o comandante.

Nesta sexta-feira e sábado, as provas da 29ª Semana de Vela de Ilhabela serão do tipo barla-sota (contra e a favor dos ventos) na raia norte da ilha. Na perna a favor (sota), localizada na Ponta das Canas, as bóias foram montadas no sistema de gate - contorno a bombordo (esquerda) ou boreste (direita).

Estas regatas serão curtas e técnicas e exigem muito mais das tripulações, pois a distância dos barcos é muito pequena. "A raia montada para estas regatas é pequena e os ventos que sopram na região são fortes. Por isso, o tempo entre os barcos é menor e estes têm que realizar grande quantidade de manobras. Nestas circunstâncias, o que vale é o conhecimento", ressalta o juiz de regata Cláudio Buckup.

Bons ventos e colisão
A regata desta quinta-feira foi disputada com vento leste de até 15 nós. O barco Via Láctea, do comandante Mauro Schwartz e que tem como um de seus tripulantes o navegador paulista Roberto Holzhacker, foi tocado pelo Albatroz, da Escola Naval, quando estava no pelotão da frente iniciando a última perna da regata. O Via Láctea acabou abandonando a regata.

"A colisão aconteceu na popa do nosso veleiro e danificou o stay (cabo de aço que é ligado ao mastro). Conseguimos colocar dois outros stays auxiliares, baixar a mestra e evitar danos no mastro", disse. "Foi uma pena isso ter acontecido. Poderíamos até ter ganho a regata no tempo corrigido", completou Roberto, que cumprirá a partir de janeiro de 2003 uma verdadeira "maratona náutica" - em 14 meses, atravessará o oceano Atlântico e participando de duas regatas, a Transat Jacques Vabre, que liga os portos de Le Havre (na França) e Salvador, e a Eldorado-Brasilis (entre Vitória e Trindade). Roberto Holzhacker irá percorrer 10 mil milhas (18 mil quilômetros) como parte do projeto Or - Na Rota dos 60`.

Confira a classificação geral da 29ª Semana de Vela de Ilhabela, depois da regata esta quinta-feira, e quais os melhores barcos de cada classe:

Geral
1º - Pajero TR4 - 4 pontos
2º - San Gregorio – 22
3º - Flash Gordon3 – 23
4º - Cebion e Wiki Wiki – 27
6º - Odoyá e Asa Alumínio – 30
8º - BMW Curupira e Magia4 – 34
10º - Dreamer, Never Land e sailing.com – 35

Classificação por classes
ORC A
1º - Nubium - 9 pontos
2º - Lucky – 11
3º - Super Pimpo – 24

ORC B
1º - Angelux - 10 pontos
2º - Cururu – 13
3º - Asbar – 15

RGS A
1º - Lelia W/Bavaria - 3 pontos
2º - BL3/Mandragora – 10
3º - Albatroz/GVEN – 11

RGS B
1º - Das Fliegenpapiper - 11 pontos
2º - Conquest e Mandinga – 13

BICO DE PROA A
1º - BL3/Alforria - 10 pontos
2º - Piavu – 16
3º - Excalibur – 34

BICO DE PROA B
1º - Caju – 8
2º - Mr. Zé e Mobile – 9

A 29ª Semana de Vela de Ilhabela tem organização da D&S, com patrocínio de Mitsubishi Motors, com co-patrocínio da HSBC Premier e Semp Toshiba.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.yci.com.br

Fonte: ZDL – Assessoria de Imprensa

  
  

Publicado por em