São Luiz do Paraitinga conhecerá a potência dos veículos do rali cross-country

A população poderá ir até o local e conhecer os participantes, bem como fotografar e matar a curiosidade sobre as máquinas preparadas para essa modalidade.

  
  
Nada é capaz de segurar os competidores quando eles aceleram dentro das trilhas / Doni Castilho

Matematicamente, a equipe Salvini Racing, formada pelo piloto Carlos Salvini, o navegador Weidner Moreira e o co-piloto Fernando Chwaigert, não tem mais chances de disputar o título da Copa RallySP 2008.

No entanto, os números não desanimam o time, que é presença confirmada na 5ª etapa da competição, que acontece no dia 9 de agosto, na cidade de São Luiz Paraitinga, Vale do Paraíba, SP.

O automobilismo é o DNA desta família que faz parte do cenário off-road há mais de três décadas. Atual tricampeã brasileira de rally cross-country, a Salvini Racing promete acelerar pelo roteiro de aproximadamente 45 quilômetros, com a mesma valentia e velocidade de quem está brigando pelo título.

“Independente do campeonato, queremos vencer a etapa. Esperamos levar para casa o troféu de primeiro lugar do Rally Cidade Imperial. Tomará que o trajeto favoreça a força e resistência do nosso equipamento”, declarou Weidner, que ocupa a 3ª posição entre os navegadores.

As três especiais acontecerão dentro de fazendas de reflorestamento de eucalipto, a 10 quilômetros do centro do município. As propriedades são interligadas com poucos acessos externos, o que garante ainda mais segurança à competição.

Por ser uma região de topografia variada, os competidores exigirão dos motores dos veículos nas diversas subidas, e conseqüentemente, não poderá faltar freio nas descidas. Se é que eles utilizam o freio! “Na Copa RallySP vence quem é o mais rápido, sem errar nada. É pé fundo no acelerador e uma navegação perfeita. É tudo muito rápido”, explicou Weidner.

No piso há poucas curvas de nível e lombadas, mas as duplas encontrarão erosões, brejos, toras de árvores e cascalho. No geral, a pista é bem variada, com trechos muito rápidos, outros bastante sinuosos. Atenção na pilotagem durante as partes de chão liso será essencial para uma corrida sem surpresas desagradáveis.

“O tempo em São Paulo mudou e tem chovido nesses últimos dias. Teremos de levar pneus para barro e ter algumas estratégias pré-determinadas para aplicarmos de acordo com o tipo de terreno que encontrarmos. Como nunca estivemos na localidade, não sabemos como o chão fica quando chove, por isso, precisamos estar preparados para tudo”, ponderou o experiente Carlos, que possui 44 anos de dedicação ao esporte motor.

Toda a movimentação do rali começa na sexta-feira, dia 8, na Praça Oswaldo Cruz, a partir das 12 horas. A população poderá ir até o local e conhecer os participantes, bem como fotografar e matar a curiosidade sobre as máquinas preparadas para essa modalidade. E no sábado, os roncos dos motores ecoarão pra valer, com o primeiro carro largando às 9 horas da manhã, também da Praça Oswaldo Cruz, rumo a Fazenda Cachoeirinha.

Programação:

Total de provas especiais: aproximadamente 111 quilômetros
Total de deslocamentos: aproximadamente 40 quilômetros
Total da prova: aproximadamente 151 quilômetros
As distâncias oficiais serão divulgadas no livro de bordo (planilha).

Cronograma do evento:

Sexta feira – 8 de agosto

12h00 - Início das vistorias técnicas e administrativas – Praça Dr. Oswaldo Cruz – Centro – S.L.Paraitinga
18h00 - Encerramento das vistorias – S.L.Paraitinga
19h30 - Briefing – Projeto Guri – Pólo S.L.Paraitinga – R. Cel. Domingues de Castro, 98 – Centro.

Sábado – 9 de agosto

09h00 - Largada – Deslocamento inicial – Praça Dr. Oswaldo Cruz
09h30 - Largada da Prova Especial 01 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
12h00 - Largada da Prova Especial 02 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
15h00 - Largada da Prova Especial 03 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
16h30 – Início do almoço de premiação – S.L.Paraitinga
18h00 – Início da Premiação todas as categorias – S.L.Paraitinga
19h00 – Encerramento do evento

Fonte: Assessoria de Imprensa Salvini Racing

  
  

Publicado por em