Surf e corridas atraem turistas á Maresias, em São Sebastião

Modalidades ganham espaço na praia, movimentando comércio local e combatendo sazonalidade

  
  

A praia de Maresias, em São Sebastião, deve receber, ao longo de 2015, aproximadamente 45 mil turistas em decorrência de eventos esportivos sediados em suas areias.

Os dados são estimativas do público presente em eventos como Supersurf e QS 10 Mil, focados em surfe, e K21 e Maratona Bertioga-São Sebastião/Maresias, de atletismo – todos confirmados no bairro para este ano, entre outros.

De acordo com dados da APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, a praia recebe anualmente 380 mil turistas em seus meios de hospedagem. O nicho esportivo garante, agora, um incremento de 10% na expectativa turística do bairro, com a vantagem de garantir movimentação em períodos de baixa-temporada.

“No QS do ano passado, a média de ocupação dos hotéis foi de 80% a 100%, quando o normal para o período seria de 35 a 50%. Tivemos, ao longo de uma semana inteira, movimento superior ao de um fim de semana regular. Isso beneficia muito o comércio local como um todo”, conta Niuara Tedesco, vice-presidente da APHM.

O cuidado em atrair eventos no período de baixa é da Secretaria de Esportes de São Sebastião, que possui divisão específica para a captação de eventos esportivos para o município, garantindo sempre que a realização dos mesmos se dê fora da temporada de Verão.

“Mantemos contato constante com entidades de diversas modalidades esportivas e temos também recebido propostas da inciativa privada. Fazemos um esforço contínuo para atrair essas ações e garantir que sejam no período de interesse do comércio, já que na alta temporada o turista já está na praia, de qualquer forma”, conta Fabio Lopez, secretário de Governo e Esportes de São Sebastião.

Maresias: uma marca forte

De olho no potencial da marca "Maresias", a APHM articula com seus associados ações para atração de novos campeonatos à praia. “Em levantamento estratégico detectamos que Maresias, além de oferecer estrutura para a realização de diversas modalidades esportivas, tem um fator atrativo natural, automaticamente ligado ao seu nome. Queremos explorar isso, levando os benefícios da praia ao conhecimento das agências organizadoras de eventos esportivos”, adianta Tedesco.

Dentre os eventos apoiados oficialmente pela associação está o SuperSurf, que retorna à praia este ano.

" Uma das ondas mais poderosas do país não poderia ficar de fora do calendário. Os apoios da Prefeitura, APHM e comerciantes locais foram fundamentais para o retorno do evento à São Sebastião", diz Evandro Abreu, um dos organizadores do campeonato.

Corridas ganham espaço e destaque

Sediando atualmente dois eventos relevantes de maratonas, a modalidade corrida ganha destaque no turismo esportivo local, respondendo por cerca de 50% dos turistas oriundos de eventos no bairro.

“São Sebastião tem praias lindas, com um forte apelo para a atração de participantes. Fora que o evento acaba virando uma grande festa, que se estende por todo o fim de semana, unindo competição com vida social – um diferencial impossível de se alcançar em eventos realizados na capital, por exemplo”, conta Celio Balieiro, diretor da Cia de Eventos, organizadora da Maratona Bertioga-São Sebastião/Maresias, que reúne cerca de 8 mil pessoas por etapa, realizado duas vezes ao ano.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Marina Veltman

  
  

Publicado por em