Conquista do Everest, pelo montanhista Tenziing Norgay, completará 50 anos

Neste dia 29 de maio se completarão 50 anos da conquista do Everest, um dos marcos mais significativos do montanhismo mundial. A Femerj espera que este seja um dia para os montanhistas do Brasil e do mundo refletirem em como podemos, através do montanh

  
  

Neste dia 29 de maio se completarão 50 anos da conquista do Everest, um dos marcos mais significativos do montanhismo mundial.

A Femerj espera que este seja um dia para os montanhistas do Brasil e do mundo refletirem em como podemos, através do montanhismo, fazer deste um
mundo melhor.

Que cada um ache em si mesmo uma das várias faces do nosso esporte: a contemplação, a proteção do ambiente onde vivemos, a aventura de explorar o desconhecido, a superação pessoal, o contato com a natureza e o companheirismo que nos une uns aos outros e nos une às montanhas.

Que o montanhista Tenzing Norgay, que em 1953 conquistou o Everest com Edmund Hillary, possa ser um símbolo e exemplo para todos. Norgay não nasceu sherpa, nasceu `tibetano`.

Com a sua dedicação ao montanhismo, que era sua filosofia e profissão, ele ganhou o respeito tanto dos sherpas quanto dos ocidentais. Depois de anos nas montanhas, numa rara concessão, ele foi admitido pelos sherpas como um deles, graças ao montanhismo.

E que o dia 29 de maio seja uma homenagem a todos os montanhistas, famosos ou anônimos, que praticam o montanhismo com seriedade, colocando o companheirismo e a proteção às montanhas acima de outros interesses.

No dia 29 de maio será apresentado no National Geographic Channel o documentário Everest: 50 Anos da Conquista.Será às 17h com reapresentação às 22 horas.

Fonte: Gledson Silva

  
  

Publicado por em