Duas empresas fazem parceria visando democratizar e facilitar a prática do ciclismo

O lançamento da equipe Caloi Extra Suzano de ciclismo, ocorrido na quinta-feira(28/8), em São Paulo, marca a parceria de duas grandes empresas, líderes do mercado em seus respectivos setores. A união entre a Caloi, pioneira no apoio esportivo no país,

  
  

O lançamento da equipe Caloi Extra Suzano de ciclismo, ocorrido na quinta-feira(28/8), em São Paulo, marca a parceria de duas grandes empresas, líderes do mercado em seus respectivos setores.

A união entre a Caloi, pioneira no apoio esportivo no país, e do Extra, a rede de hipermercados do Grupo Pão de Açúcar, tem o objetivo de criar, a curto prazo, umas das melhores equipes da modalidade do país. A longo prazo o propósito é ajudar na formação de atletas e, conseqüentemente, colocar o Brasil entre as maiores potências esportivas.

A parceria, que prevê um acordo inicial de três anos e um investimento de R$ 2 milhões, faz parte de um projeto mais ambicioso, que visa a Olimpíada de Pequim, em 2008.

Para isso, a intenção é proporcionar aos atletas toda a infra-estrutura necessária, tanto de equipamentos como de treinamento, com apoio nutricional e acompanhamento laboratorial. Os ciclistas serão submetidos a programas individualizados e a exames médicos e clínicos periódicos, com o objetivo de extrair o máximo do potencial atlético de
cada um.

A estréia da equipe já foi no dia 30 de agosto. Os atletas da Caloi Extra Suzano disputaram a tradicional Volta Ciclística de Santa Catarina, conscientes de que os bons resultados serão obtidos num médio prazo, quando as ações implementadas começarão a surtir efeito.

A 17.ª edição da competição foi aberta na cidade de Laguna e termina no dia 7 de setembro, 770 quilômetros depois, em Joinville.

O incentivo ao esporte é tradição na Caloi, que há mais de 70 anos investe no setor e possui uma equipe própria que participa de eventos nacionais e internacionais. Não só pela relação direta com seus produtos, mas também pela ligação da marca com os ideais do espírito esportivo.

Já o Extra representa o apoio dado pelo Grupo Pão de Açúcar há mais de 30 anos à prática esportiva. A empresa tem uma equipe competitiva de triatlo e patrocina atletas de fundo do atletismo, como Vanderlei Cordeiro de Lima e Marílson Gomes dos Santos, ganhadores de medalhas no Pan-Americano de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana.

Além de apoiar o esporte de alto nível, incentivando ciclistas de ponta que podem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, a parceria vai apostar na formação de atletas, ajudando na revelação de talentos para o esporte, que busca posição de destaque na América do Sul.

“A Caloi está feliz por trazer uma empresa de peso como o Extra para o ciclismo, que tem a cultura do esporte, do patrocínio e acostumada a projetos ambiciosos”, comenta o vice-presidente Marcos Bandeira de Mello.

“Queremos com a parceria fomentar o crescimento do esporte, buscar projeção internacional. Afinal, as duas empresas têm olhos voltados para fora de seus limites.”

Para João Paulo Diniz, membro do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar, a parceria é muito importante. “Depois do triatlo e do atletismo, estamos muito felizes por apoiar mais um esporte, ainda mais em parceria com a Caloi, uma marca de qualidade no mercado. Estou muito otimista com esse projeto. Queremos fazer a diferença também no ciclismo como fizemos no triatlo, onde temos cinco dos seis atletas olímpicos brasileiros”.

O diretor de Marketing do Grupo Pão de Açúcar, Eduardo Romero, também está contente com a parceria. “É muito bom estarmos ao lado de uma empresa que tem o reconhecimento tanto na área esportiva como na comercial, com produtos que interessam ao Extra. Vamos ampliar a nossa área de vendas de bicicletas e incentivar a prática com campanhas, por exemplo, de respeito aos ciclistas”.

A equipe Caloi Extra Suzano contará com a experiência do ex-ciclista profissional Mauro Ribeiro como técnico. Com visão mais abrangente do esporte, por ter vivido de perto o dia-a-dia da modalidade na Europa, o treinador quer dar enfoque para a descoberta de talentos, capacitação dos atletas, com novo programa de treinamento, nutricional, acompanhamento laboratorial e da medicina esportiva, além de intercâmbio internacional.

“Acredito que teremos um avanço muito rápido no ciclismo. Temos potencial para formar atletas para brigar por medalhas em Pequim. Temos de fazer um trabalho minucioso e bem planejado, que inclui até, em 2005, uma casa na França para facilitar a participação de nossos atletas em competições na Europa.”

Os ciclistas contarão também com o apoio efetivo da RG Nutri, uma empresa com 12 anos de experiência em nutrição no país. Dirigida por Heloísa Guarita, a empresa atua nos mais importantes segmentos da nutrição,abrangendo também o setor de assessoria esportiva. Neste item, a supervisão é considerada essencial, pois o ciclismo é um esporte superexigente do ponto de vista físico e os atletas têm de tomar todos os cuidados necessários para evitar a ingestão de substâncias proibidas.

Com o conceito de utilizar o que há de mais moderno em termos de avaliação da capacidade física dos atletas, como a telemetria em treinamento, o Sportslab, Laboratório de Performance Esportiva, firmou acordo com a Caloi e o Grupo Pão de Açúcar para controles periódicos dos atletas, a cargo da equipe do fisiologista Rogério Neves. A clínica de Medicina Esportiva é especializada também em traumatologia do esporte.

A parceria não visa apenas o esporte de alto nível, destinado a atletas olímpicos. A união pretende implementar também a realização de passeios ciclísticos para democratizar e facilitar a prática do esporte.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em