Embaixadores pela paz em todo mundo dão início ao projeto implantado pela Unesco

Os onze Albergues da Juventude que servem como Centros de Entendimento pela Paz, já receberam os representantes para os programas de trabalho voluntário, vinculado ao tema da paz, para uma estadia de três meses. O projeto faz parte de uma importante i

  
  

Os onze Albergues da Juventude que servem como Centros de Entendimento pela Paz, já receberam os representantes para os programas de trabalho voluntário, vinculado ao tema da paz, para uma estadia de três meses.

O projeto faz parte de uma importante iniciativa da International Youth Hostelling Federation - IYHF / Albergues da Juventude para a Paz e o Entendimento Internacional que cobre as áreas da educação pela paz, o meio ambiente e o entendimento intercultural.

Os voluntários, todos membros de suas Associações Nacionais, são da Croácia, Chile, Portugal, Japão, França, Alemanha, Estados Unidos, Coréia, Canadá e Tailândia e estão hospedados em Albergues da Juventude da Austrália (Blue Mountains), Brasil (Rio de Janeiro), Costa Rica (Toruma), França (Verdun), Alemanha (Daschau), Irlanda do Norte (Enniskillen), Israel (Peki`in), Itália (Assisi), Japão (Hiroshima), Tunes (Rimel) e Estados Unidos (New York), respectivamente.

O jovem chileno, de Santiago do Chile, Roberto San Martin, foi selecionado pela Federação Internacional dos Albergues da Juventude/UNESCO, para trabalhar em conjunto com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude - FBAJ como voluntário para desenvolver o projeto Para a Paz e o Entendimento Internacional, no Brasil, e hospedou-se no AJ Chave do Rio de Janeiro, em Botafogo, zona sul da cidade, há um mês.

Roberto conta que foi criado um concurso entre os alunos do colégio Centro Educacional da Lagoa - CEL no qual eles podem desenvolver seu próprio conceito de paz, por meio de obras artísticas, literárias, investigativas e intelectuais.

Os trabalhos selecionados viajarão para diferentes destinos nos albergues do mundo, onde ficarão como uma oferenda de paz das crianças e jovens brasileiros.

No último dia 21 de setembro, os alunos fizeram um passeio à Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro, e se
hospedaram no AJ Marina dos Anjos, onde puderam refletir sobre a paz e suas diferentes circunstâncias relacionadas com ela.

`Outras atividades concretas de ação pela paz estão em estudo como, por exemplo, plantar uma árvore ou criar palestras de educação para as comunidades carentes`, propõe no nosso voluntário para a paz.

Fonte: Ricardo Loureiro Assessor de Imprensa

  
  

Publicado por em