Especialistas dão dicas para a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento

Fazer parte da grande festa que é a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento é a intenção de todos os 30.248 inscritos na maior prova da modalidade na América Latina. Entretanto, para participar da corrida, que acontece neste domingo, a partir das 9 horas, n

  
  

Fazer parte da grande festa que é a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento é a intenção de todos os 30.248 inscritos na maior prova da modalidade na América Latina. Entretanto, para participar da corrida, que acontece neste
domingo, a partir das 9 horas, na Cidade Universitária, os especialistas recomendam uma série de cuidados básicos antes, durante e depois da prova.

Com isso, serão evitados problemas como dores musculares excessivas tanto para os inscritos em duplas, que percorrerão 21,1 km cada um, quartetos (10.550 metros) ou octetos (5.275 metros). Afinal, a prova também é um símbolo da luta por uma melhor qualidade de vida.

“As pessoas se preocupam muito com a hidratação durante a corrida, mas é preciso um consumo regular de água, com um copo de 200 ml a cada hora, também nos dias que antecedem a prova”, ensina Antonio Herbert Lancha Jr., coordenador do departamento de Nutrição do Pão de Açúcar Club e professor titular de Nutrição aplicada à atividade motora da USP. “E na noite que antecede a prova o ideal é um jantar de massas, mesmo cardápio da primeira refeição completa após a prova.”

Segundo Lancha Jr., durante a prova, o consumo de água também deve ser de 200 ml, mas a cada 15 minutos. A cada uma hora, o especialista aconselha um copo de isotônico. Para depois da corrida, a receita é simples.

“A maneira correta de se recuperar do desgaste físico é consumir carboidrato em forma de sachê ou ainda duas colheres de mel. Ambos diminuem o processo inflamatório e evitam as dores musculares. Também é preciso fugir alimentos gordurosos, como carne e queijo”, diz.

As dicas são muito importantes porque a prova não reúne apenas atletas profissionais como Vanderlei Cordeiro de Lima,ganhador da medalha de bronze na maratona da Olimpíada de Atenas. Ao contrário, a grande maioria dos participantes busca saúde por meio de uma atividade física saudável.

Organização :

Marcos Paulo Reis, coordenador técnico do PA Club, lembra que a organização é outro fator importante para uma prova com participação de mais de 30 mil pessoas.

“O atleta precisa se programar em relação a como chegar à USP, horário e local para encontrar seus companheiros de equipe e onde ele iniciará sua parte do percurso.”

Segundo ele, a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento são várias provas dentro de uma só. “O atleta precisa estar bem preparado, seja para correr 5, 10 ou 21 km. O importante é saber dosar o ritmo para fazer uma prova tranqüila, festiva. Não largar com fome também é fundamental. Depois de correr é indispensável procurar uma sombra para descansar e vestir roupa seca.”

Já o médico Rogério Neves, coordenador geral da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, lembra que, antes da prova e dos treinamentos que a antecedem, o competidor deve fazer uma avaliação médica.

“É fundamental que aqueles que não têm um bom preparo físico e que não estão acostumados a provas como essa respeitem os próprios limites e não coloquem a
saúde em risco”, afirma.

Neves aconselha que o corredor durma 8 horas de sábado para domingo e que vá para cama cedo. “No sábado, ele deve evitar ficar em contato com o sol, parado ou fazendo algum tipo de esforço. E ainda separar a roupa, número de peito, alfinetes, etc. Deixar tudo pronto para no domingo não esquecer nada e não se estressar”.

Outro detalhe apontado pelo médico está no calçado. “Eles devem ter tecnologia de absorção de impacto e não podem ser novos, caso contrário o corredor terá muitas bolhas e feridas nos pés”, alerta.

Feira de Esportes e Saúde começa nesta quinta

Será realizada desta quinta-feira até domingo como parte da programação da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento a Feira de Esportes e Saúde, que está montada no Velódromo da USP. A entrada na feira, que estará aberta de quinta a sábado das 10 às 22 horas e no domingo das 7 às 16 horas, é gratuita. O evento deve receber nos quatro dias 60 mil pessoas. A feira conta com mais de 30 expositores.

Entre os principais expositores, estão o Pão de Açúcar Club, Nike, Kaiser, Coca-Cola, Good Light, Homeomag, Spy,Advanced Nutrition, Energil Sport, Vivo, Visa, Folha de S.Paulo, Site ativo.com, Extra Distance, Espaço Gourmet Pão de Açúcar (montado para degustação de produtos) e as revistas TriSports, Running Br, O2 e Super Ação.

Kits

A entrega dos kits de corrida da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento será realizada nesta quinta e sexta-feira, das 13 às 21 horas, e no sábado, das 10 às 16 horas, na Feira de Esportes e Saúde do evento, no Velódromo. A largada no domingo está prevista para as 9 horas.

A 12ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento é uma realização do Pão de Açúcar, com organização da Gayotto de Luca e supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo. O patrocínio é de Unibanco, Kaiser, Becel, Gillette, Nike, Visa, Actsystem e Santa Constancia, apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Prefeitura da Cidade Universitária, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, DEPEL, Limpurb, CET, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em