Esporte e lazer agitam as férias em São Pedro-SP

Nestas férias de inverno, a temperatura vai subir em São Pedro. Entre os dias 17 e 25 de julho, estudantes da USP vão tomar conta da cidade promovendo atividades recreativas, esportivas e nutricionais que valorizam a qualidade de vida. E, para complet

  
  

Nestas férias de inverno, a temperatura vai subir em São Pedro. Entre os dias 17 e 25 de julho, estudantes da USP vão tomar conta da cidade promovendo atividades recreativas, esportivas e nutricionais que valorizam a qualidade de vida.

E, para completar, palestras, avaliações físicas e orientação nutricional individual. Todas essas ações fazem parte da Estação USP e são totalmente gratuitas. As ações serão monitoradas pelos alunos da Escola de Educação Física e Esporte e da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Começam pela manhã, às 9 horas, terminam às 17 horas, no Parque Maria Angélica e na Cozinha Piloto da prefeitura. Os monitores da Educação Física estarão orientando caminhadas,alongamento, ginástica localizada, ginástica infantil, jogos para adultos, rugby adaptado, rapel ou escalada, exercícios em cama elástica, frisbee, frescobol e peteca.

Para incentivar uma dieta equilibrada, as alunas da nutrição vão ensinar a preparar todos os dias duas receitas econômicas e nutritivas, feitas com sobras de alimentos.

Durante cada sessão culinária, as monitoras passarão informações nutricionais dos respectivos ingredientes utilizados nas receitas e, no final, haverá degustação do que foi preparado.As aulas acontecem na Cozinha Piloto da Prefeitura.

Como complemento do programa, estão previstas palestras sobre doenças cardiovasculares e obesidade, avaliação física para identificar riscos cardiovasculares, medição da pressão arterial, indicação de exercício e
orientação nutricional individualizados.

A Estação USP acontece, simultaneamente, entre os dias 17 e 25 de julho, em São Pedro e em outras três cidades do interior paulista (Mococa, Brotas e São Carlos) e uma no litoral (São Sebastião).

Nelas, acontecem diversas ações, como teatro, música, atividades esportivas e de lazer, além de orientação nutricional.

Em sua terceira edição, a Estação USP é uma iniciativa da Divisão de Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social e tem o objetivo de levar atividades de extensão da USP para a população de regiões onde não há campus.

É uma forma de retribuição da Universidade à população que a mantém, através do ICMS, e um meio democrático de estabelecer uma conexão entre a população e a academia.

As ações são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas.

Para os alunos, o projeto aprimora a formação acadêmica e promove as condições necessárias para a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

A Estação USP conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, dos municípios envolvidos e tem apoio cultural de Gelita, Volkswagen, Credicard, Nossa Caixa, Imprensa Oficial (IMESP) e Artesp (Agência
Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).

Fonte: USP

  
  

Publicado por em