Expedição Chauás 500 km agita o Parque Estadual da Serra do Mar

A prova seguirá as Diretrizes Básicas de Segurança da APCA e contará pontos para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura e Ranking Chauás.

  
  

A 5a etapa do Circuito Expedição Chauás 2009 de corridas de aventura, que se realizará nos dias 5, 6 e 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Pátria, terá belo percurso que mostrará boa parte das belezas da Mata Atlântica, com trilhas pelas encostas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Templo sagrado de belezas e riquezas naturais.

A prova Caminhos Extremos do Pilões 300 km, continuará mantendo a filosofia de superação e aventura segura que sempre acompanham os eventos da Chauás.

O percurso de aproximadamente 300 km dentro do Parque Estadual será feito por trilhas que sobem e descem estas maravilhosas Serras que até pouco tempo atrás eram proibidas ao público e agora estão sendo abertas para o ecoturismo sustentado. Também irão pedalar por estradas de terra e caminhos entre plantações de eucaliptos, além de remar em represas no alto da serra e num grande rio no Litoral.

O percurso deverá ser feito pelos integrantes das equipes formadas em quartetos mistos, duplas mistas ou duplas masculinas e deverão ser auto-suficientes para se deslocar em meio à natureza respeitando as modalidades esportivas propostas durante o percurso; canoagem, ciclismo, técnicas verticais e caminhada não motorizada, sempre respeitando o meio ambiente, sem ajuda externa, sem ajuda de aparelhos eletrônicos, orientando-se apenas por bússola e mapa 1:50000 atualizado e fornecido pela organização.

Durante o percurso os atletas não terão carros com equipe de apoio sendo que cada equipe deverá entregar antes da largada, uma caixa de 60 litros lacrada, com mantimentos e equipamentos que a organização levará para uma Área de Transição na metade do percurso onde os atletas a encontrarão para reabastecer suas mochilas.

O Projeto Ambiental será feito pelos atletas durante o percurso, com o plantio na forma de arremesso de 2000 sementes de Palmito Juçara nas trilhas dentro do Parque. O projeto ambiental tem o apoio da Red Apple Cosméticos que acredita no uso sustentado dos atrativos naturais.

Além do plantio das sementes cada atleta fará a doação de 5 kg de alimentos não perecível que a prefeitura encaminhará as entidades carentes da região.

A organização da prova está cuidando com muita atenção e trabalho nesta etapa, visando principalmente todas as opções possíveis de caminhos, autorizações, manejos e cuidados especiais com a natureza e seus moradores.

A prova seguirá as Diretrizes Básicas de Segurança da APCA e contará pontos para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura e Ranking Chauás.

Fonte: Rede de ONGs da Mata Atlântica

  
  

Publicado por em