Expedição marca o lançamento do Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal

O Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal foi formado com o objetivo de desenvolver ações de proteção às nascentes que abastecem os rios do município.

  
  

Uma expedição partindo das nascentes do Rio Cabaçal, no Mato Grosso, até o local de encontro com o rio Paraguai, marca o início de um movimento em defesa das águas do município de Reserva do Cabaçal. O Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal foi formado com o objetivo de desenvolver ações de proteção às nascentes que abastecem os rios do município.

O movimento envolverá a Prefeitura Municipal, a Universidade Estadual de Mato Grosso, a Secretaria de Meio Ambiente doMato Grosso, as ONGs conservacionistas WWF-Brasil e IPAC, Universidade Federal do Mato Grosso, além de escolas locais, instituições de extensão rural e sindicato de trabalhadores rurais.

A viagem de campo, que tem início no dia 17 e segue até o dia 20 consistirá em visitas por terra, nas áreas de nascentes, e em barcos, pelo rio. Durante o percurso, técnicos e ambientalistas farão um primeiro reconhecimento dos problemas verificados ao longo do rio, incluindo um levantamento fotográfico e em VT.

A parte terrestre terá início nas fazendas Eucaflora e Emaflor, em Reserva do Cabaçal, passando pela Reserva Particular do Patrimônio Natural Vale da Sucupira (Emaflor) e a afluentes do Rio Cabaçal, incluindo visitas a áreas degradadas ao longo da bacia. A chegada está prevista para o dia 18 em Reserva do Cabaçal.

Na segunda parte, já a bordo das embarcações, a equipe irá percorrer o Rio Cabaçal em sua parte navegável a partir de Curvelândia, e seguirá até Cáceres, onde o Cabaçal deságua no Rio Paraguai, principal formador do Pantanal.

Ao longo desta viagem, está prevista a coleta de água para análise de qualidade tanto na calha do rio quanto em seus afluentes. A chegada a Cáceres está prevista para o dia 20/3.

Fonte: WWF

  
  

Publicado por em