O Brasil Através das Três Américas

No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a Expedição Brasileira da Estrada Panamericana. A iniciativa extremamente arrojada logrou pleno êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial

  
  
Partido no Rio de Janeiro no dia 16 de abril de 1928

No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a “Expedição Brasileira da Estrada Panamericana”. Em dois automóveis “Ford Modelo T”, cedidos pelo jornal O Globo, e apoiados pelo presidente Washington Luís, esses brasileiros tinham por missão descobrir, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída, em condições ideais, uma rodovia que interligasse as três Américas.

A iniciativa extremamente arrojada logrou pleno êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial. Durante dez anos, a Expedição percorreu 28.000 quilômetros de estradas, picadas, caminhos, matagais, florestas e cidades de quinze países.

A “Carretera Panamericana” hoje é uma realidade, e a imensa contribuição feita pelos expedicionários em prol da integração pan-americana não é reconhecida e valorizada.

A Nova Expedição tem como objetivo, resgatar e divulgar o feito grandioso realizado pelos aventureiros entre os anos de 1928 e 1938, não só no Brasil, mas também nos outros países por onde passa a rodovia, buscando o reconhecimento da autoria do projeto de construção da “Carretera Panamericana”, para os Expedicionários.

A Nova Expedição vem agendando o contato com as autoridades dos países envolvidos, ocasião que entregará um exemplar do livro e cópia de toda a documentação comprobatória da passagem da primeira Expedição, solicitando o apoio na divulgação do feito.

Abrindo caminho na selva do Equador

Saindo em 16 de abril de 2011, ocasião dos oitenta três anos de partida da primeira Expedição, a Nova Expedição sairá do Rio de Janeiro, com destino aos Estados Unidos da América, chegando em 15 de julho à cidade de Detroit, estado de Michigan. Lá a valentia e resistência dos autos Ford, que conduziram a expedição, sendo o fator determinante no sucesso da empreitada, será apresentada à diretoria da Ford Motor Company, visando o apoio para a distribuição de nova edição do livro, a ser oferecida como brinde, em todas as revendedoras da marca no continente americano.

Continuando sua travessia, a Nova Expedição seguirá a famosa Rota 66, até Los Angeles e margeando a Costa Oeste, ingressará ao Canadá, com destino ao Alaska, alcançando Prudhoe Bay, extremo norte das Américas. No retorno, serão visitadas as principais cidades do Canadá e Estados Unidos, até chegar à Flórida, onde em 16 de outubro, o veículo será embarcado em navio com destino ao Nordeste do Brasil.

Cumprindo mais uma etapa da viagem, a Expedição seguirá de norte ao Sul do Brasil, cruzando 15 estados brasileiros, sempre acompanhando o litoral, até encontrar a fronteira do Uruguai. Rumo à Ushuaia, o extremo sul das Américas, cruzará a Patagônia Argentina, para depois de atravessar os Lagos Andinos, ingressar no Chile, ultimo país a ser visitado.

No retorno em 2012 ao Brasil, com milhares de horas de filmagem e incontáveis fotografias, o material todo será editado e posteriormente transformado em outros livros, documentários e programas de televisão.

Fonte: Assessoria Nova Expedição

  
  

Publicado por em

Paranaense de dourados

Paranaense de dourados

20/03/2012 18:01:09
Essa viagem de 1928 a 1938, foi simplesmente fantástica! Parabéns aos três brasileiros.