Projeto SOS Terra 2012 realiza primeira expedição artístico-científica ao redor do mundo

Grupo viajará por 15 ecossistemas ameaçados de extinção e realizará obras artísticas representando os riscos sofridos por estes locais e seus efeitos ao redor do mundo

  
  

Conhecido por suas ações realizadas em São Paulo, o SOS Terra realizará em 2012 um projeto marcante em sua história. O grupo, liderado pelo artista plástico Thiago Costackz, dará início no dia 29 de agosto a uma expedição por 15 ecossistemas ameaçados de extinção, sinalizando por meio de obras de arte os riscos que estes lugares estão correndo e como isso poderá prejudicar todo o planeta.

Entre os pontos visitados, estarão as geleiras e o Vale das Flores da Groelândia, o nordeste da Rússia, que possui um dos solos com maior quantidade de metano do mundo, o Permafrost; e também cidades como Amsterdã, na Holanda, e Veneza, na Itália, que são marcos de cidades que sofrem com o avanço do nível do mar sobre os continentes.

“Temos como objetivo sinalizar ao mundo por meio da arte, das cores e do humor, como o planeta está sofrendo com o nosso modo de vida. Queremos conscientizar aos que tiverem contato com o projeto, que as nossas ações, mesmo que pequenas e individuais, têm consequências maiores e prejudicam todo um ecossistema”, explica Thiago Costackz, que também é embaixador da PUMA, uma das principais empresas de Sportlifestyle do mundo e patrocinadora do SOS Terra há cinco anos.

Todas as obras que serão expostas destacarão esse aspecto global. Uma delas será um João-Bobo de 1,20m que será exposto em Amsterdã (imagem ilustrativa). Chamado de Mr. Planet, o boneco terá como função interagir com o público e questionar as pessoas sobre como elas tratam a Terra.

Após a viagem, que termina no dia 26 de setembro, o projeto realizará uma exposição em São Paulo com as fotos da expedição e também exibirá um documentário sobre ela.

Participantes da expedição:

- Thiago Cóstackz: artista idealizador do projeto e pesquisador autodidata

- André Lazzari: Tradutor de Russo, Inglês, Islandês, língua Nuuk e voluntário

- Felipe Cavalheiro: produtor, ator e voluntário

- Patt Alves: Estudante de relações internacionais, tradutora de Alemão e voluntária


Roteiro
:

29/08 Reykjavik/Islândia;

29/08 Jökulsárlón/Islândia;

31/08 Geysir Strokkur Vik solo da lua/Islândia;

04/09 Narsasuaq e geleiras da Groenlândia;

06/09 Qassiarsuk e Blomsterdal (vale das flores)/ Groenlândia;

09/09 Akureyri/Islândia;

11/09 São Petersburgo/Rússia;

13/09 Nordeste de Arkhangelsk e Severodvisk / Rússia;

14/09 Naryan-Mar Nenets / Rússia;

18/09 Amsterdã/Holanda;

22/09 Veneza/ Itália;

24/09 Paris/França;

26/09 Zurich/Suiça;

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Gefferson Eusébio

  
  

Publicado por em