Extra Distance 800k / Brazil Challenge reunirá os melhores do País

O desafio não é fácil, pois são nada menos do que pedalar, sem parar, 857 quilômetros,entre as cidades de Campinas, Resende e Praia Grande. Assim é o Extra Distance 800K/Brazil Challenge, a maior prova de ciclismo endurance do calendário nacional, que ac

  
  

O desafio não é fácil, pois são nada menos do que pedalar, sem parar, 857 quilômetros,entre as cidades de Campinas, Resende e Praia Grande. Assim é o Extra Distance 800K/Brazil Challenge, a maior prova de ciclismo endurance do calendário nacional, que acontece neste final de semana, nos dias 6 e 7, com largada em Campinas, seguindo até Resende e terminando em Praia Grande.

Cerca de 260 ciclistas, divididos em equipes com um, dois ou quatro ciclistas, participarão do evento. A prova será seletiva para a Race Across America 2004 (RAAM), a principal prova do gênero, que acontece todos os anos nos EUA.

A importância do evento pode ser comprovada pela presença das duas maiores equipes do país, a Caloi/Extra/Suzano e a Memorial / Santos, ambas incluindo em seus quartetos nomes importantes do esporte.

A Caloi/Extra/Suzano terá um grupo jovem mas em condições de brigar pelo primeiros lugar no Extra Distance 800K. Daniel Soeiro é o mais velho do grupo, com 25 anos, oito deles dedicados ao esporte, tendo participado de eventos como a Volta de Santa Catarina.

Patrique Azevedo, de 23 anos, foi campeão brasileiro júnior em 98, tendo vencido a 9 de Julho no ano anterior. Natural de Iracemápolis, Renato Ruiz, de 22 anos, uma das revelações do esporte e acaba de chegar à equipe.

Já Renata Gomide, de 22 anos, participa de provas há um ano, tendo disputado o Desafio 24 Horas em Fortaleza há 15 dias.

A Memorial/Santos vai para a disputa com o espírito de confraternização, reunindo três de seus melhores ciclistas e o patrocinador. Mesmo assim, eles apostam numa boa performance, já que estão com três grandes feras da modalidade: Marcio May, quarto colocado no Pan-Americano de Santo Domingo, é o número um do ranking brasileiro individual de estrada; Hernandes Quadri Jr é 17 vezes campeão nacional, sendo o atual bi em estrada; e Antônio Nascimento, o Tonho, venceu a Volta de Santa Catarina e foi vice na Copa da República, ambas este ano. O empresário Pepe Altstut, por sua vez, vem treinando forte para ajudar os ciclistas na busca pelo título.

A prova ainda contará com outros destaques do país. Na categoria solo os destaques são o empresário João Paulo Diniz, membro do conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar e terceiro colocado no RAAM de 97; o triatleta Michel Bogli, coordenador técnico do PA Club de Fortaleza e com quatro participações na RAAM, obtendo o título e o recorde de duplas em 2001;Ricardo Arap, campeão e recordista de dupla em 98, com o triatleta Alexandre Ribeiro; Júlio Paterlini e Cláudio Clarindo, recordistas brasileiros de endurance; a ciclista Luzia Evangelista e a triatleta Rosangela Hoppner

PERCURSO

Os competidores terão pela frente 857 quilômetros. A largada acontece no Extra Abolição, em Campinas, seguindo em direção a Resende (RJ) e retornando pela Rio-Santos até o Extra Praia Grande.

A primeira categoria, solo, larga às 5 horas, enquanto as duplas começam 8h00, e quartetos às 10h00. Nesse percurso, os atletas estarão passando por cidades como Atibaia (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Guaratinguetá, Resende (RJ), Barra Mansa RJ), Parati (RJ), Ubatuba (SP), Caraguatatuba (SP), São Sebastião (SP), Bertioga (SP), Santos (SP) e Praia Grande (SP). As rodovias Dom Pedro I, Presidente Dutra, RJ-155, Rio-Santos e Imigrantes fazem parte do roteiro.

A previsão de passagem dos competidores, baseada na categoria solo, a primeira a largar, às 5 horas, pelas cidades é a seguinte: 9h00, Jacareí; 11h00, São José dos Campos; 14h00, Taubaté;17h00, Guaratinguetá; 18h00, Resende; 19h00, Barra Mansa; 24h00, Parati; 4h00, Ubatuba; 5h00,São Sebastião; 7h00, Bertioga; e 9h00, Praia Grande.

Serão seis os Postos de Controle (PCs) espalhados pelo percurso, que estarão conferindo e acompanhando a evolução dos ciclistas. Estão programados alguns pontos de corte: Resende (RJ),das 22h00 às 22h30 (solo), 00h00 às 00h30 (duplas); 00h00 às 2h30 (quartetos); e Ubatuba (SP),13h00 às 13h30 (solo e duplas), 13h00 às 15h30 (quartetos).

O Extra Distance 800K é uma realização do Extra Hipermercados e Brasil Challenge, com organização da Brunoro & Cocco. O patrocínio é da Caloi, Bavaria, Breezes Resort Costa do Sauípe.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em