Extra Distance 800k classifica cinco para a Race Across América 2004

O Brasil poderá ter cinco representantes na categoria solo da Race Across America 2004, a principal prova de ciclismo endurance do mundo, que acontece todos os anos cruzando os EUA de costa a costa. Única seletiva do país para a disputa, o Extra Dista

  
  

O Brasil poderá ter cinco representantes na categoria solo da Race Across America 2004, a principal prova de ciclismo endurance do mundo, que acontece todos os anos cruzando os EUA de costa a costa.

Única seletiva do país para a disputa, o Extra Distance classificou cinco atletas para a RAAM 2004, sendo três no masculino e duas no feminino.

Os representantes brasileiros são Júlio Paterlini (Paterlini Bike/Memorial), Michel Bogli (Extra Fortaleza), Roberto Maluf (Bike Brasil), respectivamente os três primeiros no masculino, Rosângela Hoeppner (Unaerp/Gold Bingo Coselli) e Luzia Evangelista (Extra Distance/Air Borne), campeã e vice no feminino. A prova terá largada no dia 20 de junho, em San Diego, na Califórnia, com chegada em Atlantic City, em Nova Jersey, após 4.827 km.

O mais experiente do grupo na Race Across America é o triatleta Michel Bogli. Ele disputou três edições da categoria quartetos, sendo terceiro colocado em 97 ao lado de João Paulo Diniz, José Carlos Secco e Cid Cardoso Jr. Em 2001, ele venceu a categoria duplas ao lado de José Pinto Filho,estabelecendo o novo recorde da prova com 168h55min (sete dias e 55 minutos).

Agora, Michel, de 33 anos, vai encarar o desafio de fazer a prova sozinho. “Foi uma experiência dura no Extra Distance, mas sozinho acaba sendo mais fácil para organizar as coisas. O importante é ter um apoio muito bom e fazer uma preparação adequada”, destaca o competidor, coordenador técnico do Pão de Açúcar Club de Fortaleza (CE) e que recentemente organizou o Desafio 24
Horas na capital cearense.

Extra Distante mais forte em 2004

O sucesso alcançado pela primeira edição do Extra Distance 800K,com 69 equipes inscritas, motivou os organizadores. Afinal, o evento conseguiu o recorde mundial em número de participantes (217) em provas de endurance realizadas pela primeira vez. Essa confirmação foi feita por Jim Pitre, diretor de provas da RAAM e membro da UMCA (Ultra Marathon Cycling Association).

O empresário João Paulo Diniz, um dos idealizadores do projeto, achou o saldo bastante positivo.“Foi muito legal ter tanta gente participando e, felizmente, nenhum acidente aconteceu. Nossa idéia é tornar a prova ainda mais forte, trazendo inclusive equipes do exterior no próximo ano”,
explica João Paulo, membro do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar e que disputou a categoria solo mas não terminou a prova. “Vou conversar com o Márcio Milan, que também foi responsável pelo evento, para pensar em 2004”, finaliza.

Para Emerson Gomes, um dos coordenadores do Pão de Açúcar Club e integrante da comissão organizadora do Extra Distance, a tendência é realizar duas disputas no ano que vem.

“Vamos corrigir algumas falhas comuns quando se organiza um evento pela primeira vez. Mas foi tudo ótimo e tivemos uma grande competição. Para 2004 estamos estudando a realização de outra prova como esta, com no máximo 800 km,e de uma maior, entre Fortaleza e Curitiba, com mais de 4.000 km”, ressalta.

O Extra Distance 800K é uma realização do Extra Hipermercados e Brasil Challenge, com organização da Brunoro & Cocco. O patrocínio é da Caloi, Bavária e Breezes Resort Costa do Sauípe.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em