Extra Distance 800k reúne destaques do ciclismo brasileiro

Grandes nomes do ciclismo brasileiro, tanto em competições olímpicas como em provas de longa distância, lutarão pela vitória no Extra Distance 800K neste final de semana. O evento, em sua segunda edição, terá largada a partir das 6 horas da manhã do s

  
  

Grandes nomes do ciclismo brasileiro, tanto em competições olímpicas como em provas de longa distância, lutarão pela vitória no Extra Distance 800K neste final de semana.

O evento, em sua segunda edição, terá largada a partir das 6 horas da manhã do sábado no Extra Hipermercados Tietê, na capital sentido interior, passando por 52 cidades e 11 estradas.

Os ciclistas pedalarão 800 quilômetros e retornarão a São Paulo cruzando a linha de chegada no Extra Hipermercados Anhangüera. Estão inscritos na prova 341 atletas, divididos em 111 equipes de um, dois e quatro integrantes.

Os destaques de provas olímpicas confirmados são Marcos Novelo, Armando Camargo Filho, Janildes Fernandes da Silva (que treina e compete na Itália) e a atleta do mountain bike Adriana Nascimento.

Todos disputaram os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, competição em que Janildes ganhou a medalha de prata na prova de estrada. Ela também esteve nos Jogos de Sydney/2000 e de Atenas/2004. Novelo integra o Team Sem Limite, quarteto que tem ainda Renato Valler Filho, Rodrigo de Lucas e Renato de Lucas.

Já Armando Camargo está na equipe RAM-KHS-Elite Bike Campinas, ao lado de Amilton de Souza, Rodolfo Batista e Adriano Martins. Janildes Fernandes compõe a equipe Chevrolet, com Carlos Ferraro, Alessandro Taltassori e João Uras e Adriana Nascimento integra o time Star Soft, com Walter Cabral, Elpídio Dutra Neto e Marcelo Sampaio.

Entre os especialistas em provas de longa distância, vários atletas tentarão complicar a vida do atual campeão do Extra Distance 800K na categoria solo, o santista Júlio Paterlini, que em 2003 completou o percurso em 29h07min41seg.

Michel Bögli (vice no ano passado), Luiz Moledo Secco, Ricardo Arap, Cláudio Clarindo e Roberto Maluf (terceiro na edição anterior da prova) prometem dificultar a tarefa de Paterlini, que quer abaixar o tempo do ano passado, recorde brasileiro da distância.

“Vai ser uma briga boa, mas estou preparado para subir no lugar mais alto do pódio”, avisa Júlio.

O Extra Distance 800K passará por Osasco, Jacareí, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Aguaí, Pirassununga, Brotas, Jaú,Lençóis Paulistas, Botucatu, Sorocaba e outros municípios.

As principais estradas do trajeto são a Ayrton Senna (SP-70), D.Pedro I (SP-65), Dr. Adhemar de Barros (SP-340), Marechal Rondon (SP-300) e Castelo Branco (SP-280).

A competição é a única prova classificatória da América do Sul, na categoria solo, para a Race Across America (RAAM), a maior do gênero do mundo, que em 2005 será disputada em junho nos Estados Unidos. O campeão, vice e terceiro lugar do Extra Distance deste ano garantem participação nas três próximas edições da RAAM.

Dois estrangeiros estarão no evento. Um deles é o austríaco Valentin Zeller, um dos melhores ciclistas europeus da atualidade e campeão da Race Across the Alps 2004. Ele adiantou que tentará bater o recorde de Paterlini e já tem vaga assegurada na RAAM do próximo ano graças ao segundo lugar obtido no Raid Extreme Provence, na França.

Outro destaque do 2o Extra Distance é o português Mário Roma, ex-velejador e ciclista de mountain bike que estréia em provas longas de velocidade.

Roma mora no Brasil e se prepara para a Cape Epic, em abril de 2005, quando pedalará 900 quilômetros do oceano Índico ao Atlântico, chegando na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Na prova deste final de semana, ele vai pedalar mesmo se recuperando de uma luxação do braço direito, depois de um acidente em uma prova de mountain bike em Paranapiacaba, há quatro dias.

Empresários

O 2o Extra Distance 800K também contará com a participação de empresários renomados. Estão inscritos o membro do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, João Paulo Diniz, Victor Malzoni Filho (diretor da Alpave, que administra em São Paulo os shoppings Paulista, Higienópolis e Plaza Sul), Fernando Nabuco (ex-presidente da Bovespa), Márcio Milan(diretor de Commodities e Assuntos Corporativos do Grupo Pão de Açúcar), Luiz Augusto Milano (diretor da Matec Engenharia) entre outros.

O evento é uma iniciativa do Extra Hipermercados e conta com o patrocínio de GU Energy Gel, Bombril, Flying Horse, água mineral Schincariol, Bavária Sem Álcool e Fuji Bikes.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em