Fenajeep reunirá em Brusque-SC os jipeiros de todo o Brasil

Para quem gosta de grandes festas, Santa Catarina é o destino ideal no Brasil. O estado possui vários eventos que atraem milhares de pessoas de todo o país ao Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu, devido à colonização da região. Entre as fes

  
  

Para quem gosta de grandes festas, Santa Catarina é o destino ideal no Brasil. O estado possui vários eventos que atraem milhares de pessoas de todo o país ao Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu, devido à colonização da região.

Entre as festas, as mais conhecidas são a Fenajeep - Festa Nacional do Jeep e a Fenarreco (Festa Nacional do Marreco), ambas em Brusque, e a Oktoberfest, maior festa alemã do país, que acontece em Blumenau, distante 40 quilômetros de Brusque.

Pelo 11º ano consecutivo, a Fenajeep reunirá os jipeiros de todo o Brasil para celebrar a paixão por veículos 4x4. A festa foi criada depois de um raid organizado em 1993 pelo Brusque Jeep Clube. Alguns de seus integrantes, em um bate-papo, resolveram organizar um encontro diferente, com mais atrações e competições.

“Queríamos atingir os aficionados por jipes e então montamos a exposição de veículos off road, peças e acessórios, que batizamos de Salão do Automóvel. Com o passar dos anos, a festa foi crescendo e ganhando novas atrações”, afirma Vilmar Walendowsky, organizador da Fenajeep, que teve sua primeira edição realizada em
1994.

A Festa Nacional do Jeep, que em 2004 acontece entre os dias 20 e 23 de maio, oferece diversas atividades para os donos de veículos off road, como as competições Jeep Indoor, Raid Fenajeep, Indoor Noturno de Gaiolas, Arrancadão na Lama e Queima de Pneus.

Além disso, o público também pode visitar o Salão do Automóvel, que reuniu 55 expositores em 2003 e neste ano deverá ter 60, entre eles, a Goodyear, DPaschoal, Bardahl, Cross Lander, Troller, Griffe Jeep Clube do Brasil e Camping’s World.

No ano passado, 35 mil pessoas lotaram os hotéis de Brusque e movimentaram mais de R$ 6 milhões na região do Vale do Itajaí. Para a festa deste ano são esperadas 40 mil pessoas.

As outras duas festas tradicionais de Santa Catarina acontecem em outubro, mês em que diversas cidades do estado também organizam eventos, que atraem diversos turistas.

A Fenarreco, que este ano será realizada entre os dias 7 e 24, foi criada em 1986, com a intenção de resgatar as tradições germânicas e divulgar um prato típico, o marreco com repolho roxo.Além da culinária alemã, o visitante pode apreciar também apresentações de danças típicas e muito chope.

A Oktoberfest é a maior festa alemã do Brasil e a sua 21ª edição também acontecerá entre os dias 7 e 24. Em 2003, o evento reuniu em Blumenau cerca de 600 mil pessoas, que beberam cerca de 250 mil litros de chope. A primeira festa foi realizada em 1984 e a cada ano o público foi aumentando, sendo necessária a construção de três pavilhões para abrigar os visitantes.

Um pouco sobre Brusque

A cidade foi fundada em 1860 com o nome Colônia Itajahy, por um grupo de 55 colonos alemães vindos de Grão Ducado de Baden, no sul da Alemanha. Logo depois, imigrantes de outras nacionalidades também foram para a região, entre italianos e poloneses, que iniciaram uma modesta tecelagem, que se tornou a base da indústria da região.

Hoje, a principal atividade econômica de Brusque é a indústria têxtil que atrai muitos turistas interessados em fazer compras de vestuário, artigos de cama, mesa e banho. A gastronomia, a arquitetura, as belas paisagens e os atrativos naturais também chamam atenção dos visitantes.

A 11a Fenajeep é promovida pela Fenajeep Eventos, com patrocínio da Goodyear, Dpaschoal,Eletrosul, Bradesco e Brahma. Apóiam o evento a Prefeitura Municipal de Brusque, revista 4x4 & Cia., Santur - Governo do Estado de Santa Catarina, revista América Sul Aventura, revista Tração e Trilhas, Aradefe Malhas, Certa Indústria de Argamassas, Brusque Palace Hotel e WDCom.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em