Festa de campeões na II Copa da República ,Morcegão e Clemilda ,vencem de novo

A segunda edição da Copa da República de Ciclismo foi uma festa de campeões. Afinal, Rodrigo de Melo, o Morcegão, e Cremilda Fernandes,vencedores do ano passado, ganharam novamente a prova disputada neste domingo pela manhã em plena Esplanada dos Ministér

  
  

A segunda edição da Copa da República de Ciclismo foi uma festa de campeões. Afinal, Rodrigo de Melo, o Morcegão, e Cremilda Fernandes,vencedores do ano passado, ganharam novamente a prova disputada neste domingo pela manhã em plena Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Com a presença de um grande público, que acompanhou o
desempenho dos atletas ao longo do circuito de 2.200 metros, as duas categorias foram bastante disputadas e emocionantes, sendo decididas somente nos últimos metros.

Morcegão, que defende a equipe Memorial/Santos, competiu, na verdade, em casa. Brasiliense, ele contou com o apoio de toda a família e de muitos amigos, que até formaram uma torcida uniformizada, com direito a gritos e faixas de incentivo.

Considerado um dos melhores sprintistas do país e integrante da seleção brasileira que esteve nos Jogos
Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana, ele fez uma corrida tática, protegido pelos companheiros de equipe durante as primeiras voltas, partiu para a vitória nos últimos metros para a festa da torcida.

“Nunca senti uma felicidade tão grande na minha vida”, comentou o atleta, de 26 anos. “Há muito tempo eu queria ganhar uma prova desse porte em Brasília, a cidade em que nasci e onde estou morando. Foi muito especial correr com o apoio de tanta gente.”

Morcegão, campeão brasileiro contra-relógio, disse que a prova foi muito dura. Para ele, o vento forte, principalmente na reta oposta do circuito, exigiu bastante de todos os
competidores.

“O pelotão acabou andando mais rápido do que o esperado e as últimas duas voltas foram difíceis”, comentou o ciclista, que fechou os 33 quilômetros em 45min32s, numa média de 45,34 quilômetros por hora. “Tive a vantagem de conhecer muito bem o percurso. Nos últimos 20 dias, treinei muito nesse local.”

O grande objetivo de Morcegão, a partir de agora, é lutar por uma vaga na Olimpíada de Atenas. Ele vai disputar as principais competições nacionais, que contam pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (Suíça), para tentar um lugar.

“Já defendi o Brasil nos Jogos Sul-Americanos e no Pan-Americano. Agora, falta realizar o sonho de participar de uma Olimpíada. Vou correr para isso.”

O segundo colocado na prova também foi representante Memorial/Santos. Antonio Roberto Nascimento, o Tonho, completou o percurso muito perto do vencedor, terminando com o mesmo tempo e média de velocidade. Campeão da Volta de Santa Catarina, Tonho ficou muito contente com o resultado.

“Foi um trabalho de equipe e no final o Morcegão foi mais
feliz. Esta foi a minha primeira prova da temporada 2003/2004 e o resultado não poderia ter sido melhor”, disse o cearense, de 26 anos.

O pódio foi completado pelo Armando Reis Camargo, da AS/São Lucas/Mônaco, que chegou em terceiro, à frente do goiano Tonny Magalhães, da Magalhães Esporte Clube, e do paulista André Grizante, da Caloi/Extra/Suzano.

FAMÍLIA UNIDA

Na prova feminina, disputada em oito voltas, o destaque mais uma vez foi a família Fernandes, de Goiânia.Cremilda foi a vencedora, com o tempo de 29min17, mesmo tempo de Janildes, sua irmã mais nova, segunda colocada. As duas atletas comemoraram muito a participação no evento e estão cheias de planos.

Afinal,vão ter uma temporada repleta de provas importantes e vão lutar muito pela vaga de representantes do Brasil na Olimpíada de Atenas. Cremilda garantiu a vaga brasileira na disputa do Campeonato Mundial B, este ano, na Suíça.

Janildes, porém, é a maior candidada à vaga, já que tem no currículo duas medalhas pan-americanas (bronze em Winnipeg/99 e prata em Santo Domingo/03) e é profissional há três anos na Itália.

“O importante é que a disputa só vai fazer o ciclismo brasileiro crescer”, comentou Cremilda, que contou com a ajuda da irmã na prova deste domingo.

“Ela puxou o ritmo e me deixou numa boa situação para vencer”, contou a bicampeã, que assinou contrato de três anos com a equipe profissional de Chirio/Montichiaro D’Asti, da Itália. “Vou para lá em fevereiro, depois de disputar ainda a Copa América.”

Janildes também volta em fevereiro para a Itália. Ela defende o Michaella Fanninni, de Luca, na região da Toscona.

“Fui agora para a equipe mais forte da Itália e tenho tudo para fazer uma ótima temporada”, disse feliz, com a vitória da irmã. O objetivo das duas agora é levar a prima Uênia Fernandes para fazer um estágio na Europa. Estão torcendo para ela ser contratada também e assim formar um grupo maior na Itália. “Não é fácil morar sozinha lá. Acho que 2004 será melhor, com todo esse apoio familiar”, observou Janildes.

A paranaense Rosane Kirch, do Londrinense, terminou em terceiro lugar, também muito perto das duas mais bem classificadas na prova.

“Sou uma atleta que prefere as corridas mais longas, de preferência de mais de cem quilômetros. Já a Cremilda e a Janildes têm um sprint melhor. Por isso, estou feliz com o meu lugar no pódio.”

Os mais bem classificados no masculino:Rodrigo de Melo (Morcegão) – Memrial/Santos – 45min33s Antonio Roberto Nascimento (Tonho) – Memorial/Santos – mesmo tempo
Armando Camargo Filho – Sap/São Luca/Mônacao – mesmo tempo Tonny Magalhães – Magalhães Esporte Clube – mesmo tempo André Grizante – Caloi/Extra/Suzano – mesmo tempo.

As mais bem classificadas no feminino:

Cremilda Fernandes – Fupes Santos – 29min17s

Janildes Fernandes – Cairu – mesmo tempo

Rosane Kirch – Londrinese – mesmo tempo

Maria Lucilene Silva – Apareceida de Goiânia – mesmo tempo

Luiza Belo – Suzano/Volare/Ciclovece – mesmo tempo

A II Copa da República foi uma realização e organização da Rede Globo de Televisão e da Yescom e apoio da Federação Metropolitana de Ciclismo. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio de Oi e Correios.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em