Ilhabela-SP sedia a 30ª Semana Semana Internacional de Vela

O mês esportivo em Ilhabela, no litoral norte paulista, começou na sexta-feira (4/7), com a abertura da Semana de Monotipos de Ilhabela, competição que reuniu 255 barcos de 14 classes, sendo quatro delas olímpicas, no Centro de Regatas da cidade. Foram p

  
  

O mês esportivo em Ilhabela, no litoral norte paulista, começou na sexta-feira (4/7), com a abertura da Semana de Monotipos de Ilhabela, competição que reuniu 255 barcos de 14 classes, sendo quatro delas olímpicas, no Centro de Regatas da cidade. Foram programadas nove regatas no canal de São Sebastião, sendo três por dia, para a definição dos vencedores de 2003.

A Semana de Monotipos antecede a 30ª Semana
Internacional de Vela, o mais tradicional e importante evento do gênero na América Latina, que acontece de 12 a 19 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

As classes que estiveram participando da Semana de Monotipos são Tornado, Star, Laser (Standard, Radial Masculino, Radial Feminino e 4.7) e Finn, todas olímpicas, Hobbie Cat 16, Hobbie Cat 14, 420, Kite Surf, Day Sailer
Dinghym Snipe, Holder, Optimist (Mirim, Infantil e Principiante) e Fórmula Wind Surf (Open, Feminino, Júnior, Master e Estreante. As classes Tornado e Holder também foram válidas para o Campeonato Paulista.

Entre os destaques estiveram Alex Welter, campeão olímpico em Moscou/80, na classe Tornado; Valéria Matuck, uma das melhores windsurfistas do país; Bruno Prada, integrante da equipe permanente de vela e companheiro de Robert Scheidt na Star; e Bernard Arndt, da Hobie Cat 16, que vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

A edição de 2002 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela marcou a quebra do recorde de competidores, reunindo 178 embarcações de todo o país e do exterior.

Desta vez, a expectativa é de nova quebra, já que os
organizadores tinham confirmados 130 veleiros no início desta semana.

“Estamos esperando cerca de 200 participantes para este ano. Nos últimos dias, como é comum, deveremos ter muitas inscrições e a possibilidade de recorde é muito grande”, explica Edgar Rombauer, da DS Comunicação,
organizadora do evento.

A expectativa positiva é baseada no histórico, especialmente do ocorrido no ano passado. “Nessa mesma época em 2002, por exemplo, tínhamos apenas 85 barcos inscritos. Temos, de fato, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. Até o número de representantes estrangeiros nós já conseguimos dobrar”, completa Rombauer.

As inscrições para a competição continuam abertas e os interessados podem confirmar presença até o dia 12 de julho, horas antes da primeira regata.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5103-1790 ou pela internet.

Organizada pela DS Comunicação, a 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela de Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais.

O patrocínio é da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa, com co-patrocínio da Semp Toshiba.

Apóiam o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de
Ilhabela, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Bracante Seguros, TAM, Litokromia, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e Associação da Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela (ABHRI).

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em