IV Circuito Aventura atrai quase 3 mil pessoas em Santo André -SP

O IV Circuito Aventura, realizado no sábado (20/9), pela Prefeitura de Santo André com apoio de 10 empresas do Pólo Petroquímico, foi um sucesso. Cerca de 3 mil pessoas, 10% deficientes, compareceram ao encontro, promovido no Parque Regional da Criança, e

  
  

O IV Circuito Aventura, realizado no sábado (20/9), pela Prefeitura de Santo André com apoio de 10 empresas do Pólo Petroquímico, foi um sucesso. Cerca de 3 mil pessoas, 10% deficientes, compareceram ao encontro, promovido no Parque Regional da Criança, em Santo André, com várias atividades de lazer e esporte.

O Circuito marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no domingo (21/9) e teve o apoio da Universidade do Grande ABC (UniABC) e Associação pela Cidadania do Deficiente (Acide),

Os participantes exercitaram esportes radicais, como tirolesa, rapel, ponte de corda e parede de escalada, tiveram aulas de body balance, axé, body combat e forró, e ainda assistiram a apresentações de teatro com o grupo de deficientes do Teatro do Oprimido Salada Mista, que tem contribuído para a democratização e difusão do teatro na sociedade.

O público contou, também, com apresentações de jump fit e dança da creche Cidade dos Meninos e Escola de Ballet M&P, de Diadema.

Outra atração foi o túnel dos sentidos, montado por escoteiros e que mexeu com a imaginação dos participantes, que puderam distinguir, com os olhos vendados, diferentes estímulos, como olfato, audição e tato.

Durante todo o dia, o público, inclusive os deficientes, pode participar de oficina de escultura de argila com monitores deficientes, enquanto que as crianças tiveram uma área reservada para pintura e maquiagem de rosto. Em 2002, o evento atraiu 1,2 mil pessoas.

O Circuito Aventura faz parte do Programa de Educação Física Adaptada, desenvolvido pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Santo André.

`Acreditamos que a inclusão social de todos os cidadãos, sem distinção de raça, sexo, condição financeira ou limitações física e intelectual é o que torna a sociedade mais justa e democrática`, afirma Ivan Teixeira Cardoso, coordenador do Programa na Prefeitura.

`Buscamos oferecer um espaço de respeito às diferenças humanas, garantindo oportunidade a todos`, comenta Edison Carlos, coordenador do Grupo de Comunicação do Pólo Petroquímico.

Pólo petroquímico :

O patrocínio ao IV Circuito Aventura faz parte de uma série de ações conjuntas realizadas por 10 empresas do Pólo, localizado entre Santo André e Mauá, que têm como meta beneficiar a comunidade da região.

O trabalho é apoiado pelo Grupo de Sinergia, criado em 1996 com objetivo de manter um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social. Entre as iniciativas do grupo está a campanha Não Solte Balões, que este ano começou com simulado de combate a incêndio e tem parceria do Corpo de Bombeiros.

As empresas que compõem o Grupo de Sinergia são Cabot Brasil, Chevron Oronite, Oxicap Air Liquide, Oxiteno, Polibrasil, Polietilenos União, Petrobras/Refinaria de Capuava, Petroquímica União, Solvay e Unipar.

Fonte: Companhia da Imprensa

  
  

Publicado por em