Lançado primeiro o Rally Urbano de Foto Digital

No próximo dia 7 de agosto será realizado em São Paulo o “Rally Urbano de Foto Digital”, organizado pela Alcantara Machado Feiras de Negócios e pelo SENAC-SP, que possui a única faculdade de Fotografia da América Latina. O evento faz parte

  
  

No próximo dia 7 de agosto será realizado em São Paulo o “Rally Urbano de Foto Digital”, organizado pela Alcantara Machado Feiras de Negócios e pelo SENAC-SP, que possui a única faculdade de Fotografia da América Latina.

O evento faz parte da agenda oficial da 12ª edição da PhotoImageBrazil, a feira de fotografia nº 1 da América Latina, também organizada pela Alcantara Machado Feiras de Negócios. A expectativa é contar com a participação de até 500 equipes, ou 1,5 mil pessoas.

As equipes terão um tempo determinado para cumprir seis tarefas descritas em forma de charadas. Após decifrá-las, devem localizar e fotografar os “alvos e temas”pré-estabelecidos pela organização.

Para participar do Rally, a equipe deve ter uma câmera digital entre 2 e 6 megapixels e um cartão de memória de até 128 MB.

Para Thales Trigo, coordenador da Faculdade de Fotografia do Senac, um dos objetivos é chamar a atenção para a cidade de São Paulo.

“Queremos mostrar que a revalorização tem acontecido e que vale a pena passear pelas nossas ruas. A expectativa é de que o evento seja alegre, divertido e pretendemos que as pessoas façam o circuito de ônibus, metrô ou mesmo a pé”.

“Esta atividade digital inédita tem vários objetivos, como, por exemplo, reunir as pessoas para um programa diferente,saudável, divertido e criativo. Cumprir as tarefas vai exigir senso de direção, raciocínio, conhecimentos gerais, sensibilidade para captar a emoção no click e, preparo físico.

Não há intervalo, não existe em nossa planilha tempo destinado a alimentar-se, beber, ir ao banheiro, portanto, será preciso planejar, saber usar o tempo e ter uma pitada de espírito de aventura”, explica Duda Escobar, diretora de feiras da Alcantara Machado e idealizadora do projeto.

Ela afirma que os participantes deste Rally deverão ter talento para capturar imagens sob o controle do cronômetro, da geografia, das condições climáticas imprevisíveis (sol ou chuva). A etapa final envolve emoções e leituras diferentes de uma mesma tarefa, pois apenas as seis melhores imagens serão entregues, já editadas para serem descarregadas, julgadas e premiadas.

Trigo diz que o Senac-SP se interessou muito em participar do evento. “Temos a única faculdade de fotografia da América Latina, queremos divulgar a fotografia, mostrar aspectos interessantes e curiosos da cidade, incentivar os nossos alunos e a todos os que gostam de fotografia a fazerem parte deste tipo de acontecimento”.

“Para nós da direção da feira e do mercado fotográfico o Rally será muito interessante, pois iremos conhecer muito sobre o perfil do usuário de câmera digital. Esperamos e contamos com isso. Será uma atividade estressante para alguns, relaxante e uma higiene mental para outros”.

Neste ano, a PhotoImageBrazil que acontece de 10 a 13 de agosto, das 14 às 21h no Centro de Exposições Imigrantes, abre as portas, pela primeira vez na sua história, para o consumidor no dia 13, sexta-feira . Neste dia serão premiadas, na feira, as três equipes vitoriosas do Rally.

Como será o Rally

Todos os participantes deverão se apresentar no Senac (na unidade Doutor Vila Nova), no dia 7 de agosto, às 8:30h. Lá receberão um kit de identificação (com coletes, bonés e crachás) e também o seu roteiro com as tarefas, em forma de charadas.

As equipes terão até às 18hs para voltar ao local de partida com as seis imagens. “Os participantes podem fazer quantas imagens quiserem, mas só podem entregar o cartão de memória com as seis fotos que escolheram, cada uma delas referente a uma tarefa proposta”, diz Trigo.

“É preciso lembrar que o Rally acontecerá, independente das condições climáticas no dia do evento. Se o dia estiver ensolarado, será ótimo, se tivermos céu nublado ou chuva, as equipes terão mais desafios a vencer, mas também poderão mostrar sua criatividade, perseverança e habilidade para enfrentar situações como esta”,completa Duda Escobar.

Cada equipe deve ter um líder com mais de 18 anos de idade, responsável pelo grupo e outros dois membros. O Regulamento completo do Rally e todas as informações sobre o evento estão no site . As inscrições vão até o
dia 2 de agosto e podem ser feitas também pelo site.

Uma comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais analisará todos os trabalhos. A equipe que não cumprir as seis tarefas no tempo determinado será automaticamente desclassificada.

O coordenador do Senac-SP explica que “além da
qualidade técnica, serão consideradas a interpretação e a sensibilidade de captar as imagens, de cada equipe. A resolução das fotos deve ser de 300 dpi e gravadas em arquivo JPG”.

Os três melhores conjuntos de trabalhos serão vencedores e receberão como prêmios equipamentos e acessórios fotográficos (para os três membros de cada equipe).

“Durante os quatro dias de realização da PhotoImageBrazil 2004 iremos apresentar as imagens capturadas por todas as equipes classificadas”, conta Duda.

Alguns alunos do Senac-SP, dos cursos de fotografia e vídeo, acompanharão toda a realização do Rally para produzir um documentário especial mostrando as dificuldades, curiosidades e tudo o que cerca um evento como este. “Estas imagens também serão exibidas durante a PhotoImageBrazil”, diz Trigo.

Serviço:

Rally Urbano de Foto Digital - Dia 7 de agosto de 2004, das 8h30 às 18 horas.

Inscrições abertas até o dia 2 de agosto, no site da PhotoImageBrazil 2004.Custo de inscrição por equipe - R$ 30,00.

O líder de cada equipe deve ter, no mínimo, 18 anos. O regulamento, com todos os detalhes e procedimentos necessários para realizar a inscrição, também está disponível no site acima.

Mais informações pelo tel (11) 3291-9111

Alcantara Machado:

Fundada em 1958, a Alcantara Machado, pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. Em seus 45 anos de atividade, realizou mais de 600 eventos em nível nacional e internacional.

Atualmente, a Alcantara Machado promove anualmente 30 das maiores feiras de negócios no Brasil e América Latina, atingindo diferentes segmentos da economia. Entre elas estão: Salão do Automóvel, Feicon, Cosmética,
PhotoImageBrazil, Automec, Brasilpack, Mecânica, Fiepag/Converflex, Qualidade, Feimafe e Brasilplast.

Fonte: ABCE Comunicação

  
  

Publicado por em