Maria Zeferina Baldaia está pronta para o bi da São Silvestre

Os problemas físicos que tanto atrapalharam Maria Zeferina Baldaia em 2003 ficaram para trás. Agora, após uma seqüência de bons resultados que culminou com a vitória da Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha, no dia 12, a atleta de Sertãozinho está confiante

  
  

Os problemas físicos que tanto atrapalharam Maria Zeferina Baldaia em 2003 ficaram para trás. Agora, após uma seqüência de bons resultados que culminou com a vitória da Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha, no dia 12, a atleta de Sertãozinho está confiante na sua participação na 80ª Corrida Internacional de São Sivestre.

Vencedora da mais tradicional prova de rua da América Latina em 2001, Zeferina quer ser a primeira brasileira a figurar no lugar mais alto do pódio duas vezes.

“É um sonho voltar a vencer a São Silvestre, ainda mais quando ela comemora 80 anos. Se depender de mim, tudo será como em 2001, quando também venci a Gonzaguinha. Quem tiver mais garra, mais força, mais fé, mais tudo, vai ganhar”, afirma Zeferina.

Para voltar ao pódio, a corredora busca ritmo e resistência nos canaviais de Sertãozinho, e velocidade na pista de atletismo do Centro Olímpico Maria Zeferina Baldaia, também no interior de São Paulo.

“Sempre trabalhei e agora treino no canavial, onde é mais macio. A São Silvestre é uma prova longa, mas ao mesmo tempo muito rápida e com muitas subidas e descidas. Por
isso, preciso chegar bem no quilômetro 12, quando começa o trecho decisivo na avenida Brigadeiro Luiz Antônio”, diz.

No ano passado, Zeferina teve uma tendinite no joelho e em seguida um overtrainning (excesso de treinamento) e ficou impossibilitada de correr por quase seis meses. Com isso, perdeu boa parte da temporada. De volta em 2004, ela venceu a Meia Maratona Corpore e os 10 km do Troféu Brasil e da SP Classic.

“Finalmente posso dizer que estou de volta. Nas últimas corridas que disputei, sempre estive entre as cinco ou mesmo entre as três primeiras”, conta.

Talentosa e carismática, Zeferina também é conhecida pelas figuras que pinta nas unhas antes de disputar provas importantes, uma brincadeira que já virou tradição.

“Desta vez, será surpresa. Vou pintar a bandeira do Brasil, como sempre faço, e mais alguma coisa que ainda não posso contar”, brinca.

A programação da São Silvestre começa às 15 horas, com a largada especial para os portadores de deficiência. Quinze minutos depois largam as mulheres, enquanto a largada masculina será dada às 17 horas.

A prova de 2004 distribuirá R$ 100 mil divididos entre os cinco primeiros tanto no masculino quanto no feminino.

São Silvestrinha :

A 11ª São Silvestrinha, para crianças de 6 a 15 anos, será a atração da pista de atletismo do Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, no dia 26, a partir das 8 horas. As inscrições devem ser feitas no prédio da Fundação Cásper Líbero (avenida Paulista, 900), das 10 às 18 horas, somente até esta terça-feira.

Na quara e quinta-feira, as inscrições serão realizadas no Ginásio do Ibirapuera, também das 10 às 18 horas.

A 80ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização de A GazetaEsportiva.net, com oficialização da IAAF e organização técnica da Events e Ultracred Club.

O apoio é da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de São Paulo.O patrocínio é de Wizard,Goodyear, Oi, Sedex, Siemens e CAIXA.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em

Carlos Manuel dos Santos Valente Baldaia

Carlos Manuel dos Santos Valente Baldaia

17/02/2009 16:10:10
Desculpem utilizar este site para fazer um pedido.
Será que não conseguem por-me em contacto com a atleta Maria Zeferina Baldaia com vista a tentar obter elementos relaciomados com a origem da família Baldaia?
Fico muito grato por isso.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Baldaia

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Carlos, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas / pessoa anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa / pessoa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem
Givaildo

Givaildo

20/11/2008 09:33:22
Adorei!!!! parabéns por deixar-nos satisfeito com a visita no site.