Match Race Brasil reúne 11 atletas da equipe olímpica de Atenas

O Match Race Brasil, competição barco contra barco, que terá a primeira etapa realizada em Búzios, no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de junho, reunirá 11 dos 15 atletas que representarão o país na Olimpíada de Atenas, em agosto. Embora fora de suas classes

  
  

O Match Race Brasil, competição barco contra barco, que terá a primeira etapa realizada em Búzios, no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de junho, reunirá 11 dos 15 atletas que representarão o país na Olimpíada de Atenas, em agosto.

Embora fora de suas classes de origem, os atletas estarão fazendo o que mais gostam: velejando e competindo.

Os iatistas olímpicos confirmados em Búzios são Torben Grael e Marcelo Ferreira (Star); Robert Scheidt (Laser); João Joca Signorini (Finn); André Bochecha Fonseca e Rodrigo Duarte (49er); Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão (Tornado), Fernando Oliveira e Adriana Kostiw (470) e Roberta Borges (Europa). Só vão ficar fora da competição Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt (470), Ricardo Winicki e Carol Borges (Prancha a Vela), que estarão no exterior.

“É uma grande honra reunir tantos atletas que vão representar o país na Olimpíada. O Brasil formou uma equipe forte, que certamente tem condições de lutar por bons resultados na Grécia”, comentou Ênio Ribeiro, diretor da Vela Brasil, empresa organizadora do Match Race Brasil. “Essa vai ser a última oportunidade de ver os olímpicos reunidos antes dos Jogos.”

A competição vai reunir oito tripulações em quatro Bénéteau 40.7, que serão sorteados aos participantes. O sistema de disputa, barco contra barco, é o mesmo utilizado na Louis Vuitton Cup, classificatória para a America’s Cup, a competição de vela mais tradicional do mundo, com mais de 150 anos de história.

As outras duas etapas do Match Race de 2004 estão marcadas entre 16 e 19 de setembro, em Ilhabela, e entre 18 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro.

A competição deste ano tem novidades. O torneio contará com duas tripulações estrangeiras, uma comandada pelo português Gustavo Lima, campeão mundial de Laser de 2003, e outra pelo argentino Torkel Borstrom.

Será disputada também uma Copa Feminina, com a participação de quatro tripulações de quatro velejadoras em barcos J24. As comandantes serão Isabel Ficker, Isabela Malpighi, Caroline Bejar e Fernanda Oliveira. Haverá também uma regata de flotilha Pro-Am, reunindo os quatro Bénéteau, com profissionais e amadores convidados.

O Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e apoio da Prefeitura Municipal de Búzios e do Iate Clube Armação dos Búzios. O patrocínio é da Vivo, Motorola, UBS, Varig, Braskem e Volvo.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em