Melhores do 1o.Extra Distance 800K se preparam para voltar ao pódio

Os três melhores colocados na categoria solo do Extra Distance 800K em 2003 se preparam para voltar ao pódio este ano, de preferência no seu lugar mais alto. O santista Júlio Paterlini, o paulista radicado em Fortaleza Michel Bogli e o paulistano Roberto

  
  

Os três melhores colocados na categoria solo do Extra Distance 800K em 2003 se preparam para voltar ao pódio este ano, de preferência no seu lugar mais alto. O santista Júlio Paterlini, o paulista radicado em Fortaleza Michel Bogli e o paulistano Roberto Maluf prevêem muitas dificuldades na competição de 2004, que, em sua segunda edição, acontece nos dias 4 e 5 de dezembro com 105 equipes (solo, duplas e quartetos) e um total de 320 atletas, entre brasileiros e estrangeiros.

A largada será no Extra Hipermercados Tietê, na Penha, em São Paulo. Os atletas pedalarão 800 quilômetros no sentido do interior e retornam à capital, cruzando a linha de chegada no Extra Hipermercados Anhangüera.

Júlio, Michel e Roberto elogiaram a organização da prova do ano passado, que reuniu 69 equipes e 217 competidores, números recordes no mundo em uma primeira edição de eventos do gênero.

“Ela foi magnífica. Faltou pouco para ser perfeita”, definiu Maluf. “Acredito que o segundo Extra Distance 800K será qualitativamente melhor que o anterior”, disse Bogli.

O atual campeão Júlio Paterlini, que completou os 800 quilômetros em 29h07min41seg (média de 29,422 km/h), lembra que se perdeu no centro de Campinas logo depois da largada e começou a prova novamente.

“Levei pelo menos meia hora para voltar e andei uns cinco quilômetros a mais. A chuva também ajudou e este ano será bem-vinda de novo”, brincou. Ele afirmou que, na serra de Maresias, subiu com grande sacrifício.

“Foi o pior trecho. Só não foi mais doloroso que quando senti dores fortes no joelho a 300 quilômetros do final da prova”.

Para Júlio, que tem 38 anos (25 de ciclismo) e mora e trabalha na Baixada Santista, vencer novamente será excelente, mas seu maior objetivo é terminar a prova, que é um grande desafio para os participantes.

“O Extra Distance 800K também pode ser completado por pessoas de até 60 anos. Basta ter um preparo físico adequado”.

Experiente em competições de ciclismo de longas distâncias - participou de cinco edições da Race Across America (em 94, 95, 97, 2001, ano que chegou em primeiro, e 2004) , Michel Bogli, vice-campeão do ano passado (29h58min23seg, média de 28,592 km/h) espera uma prova ainda melhor este ano.

“Como primeira edição, a de 2003 foi muito elogiada e é aguardada com expectativa por alguns ciclistas com quem tenho mantido contato. Penso em terminar a prova sem problemas físicos ou acidentes, mas estou bem preparado para subir no lugar mais alto do pódio”, avisou Michel, que também é coordenador do PA Club na capital cearense.

Sobre sua hipotética vantagem em relação aos demais, por conhecer bem provas do gênero, ele explica: “Não deverei ser surpreendido por nenhum fato excepcional, graças à experiência adquirida em cinco anos de Race Across America, mas esta será a segunda prova em que correrei 800 quilômetros sem parar. Se o inscrito não estiver bem preparado e não planejar bem sua estratégia, será superado por outro atleta”.

O Extra Distance 800K, na visão de Bogli, desafia os competidores com situações extremas. “A hidratação e a alimentação são fundamentais. Isso sem falar da superação do cansaço físico, do sono, das dores e da dificuldade de pedalar à noite.Somos testados a cada quilômetro”.

Além da vitória no Race Across America em 2001, quando disputou a prova fazendo dupla com José Correia Pinto Filho, Michel foi terceiro em 94 e 97 e segundo em 95.

Nestas três edições, competiu em equipes de quatro ciclistas. No ano de 2004, integrou o Extra Distance Team, ao lado de Marcio Milan, Cássio Brandão e José Correia. A equipe ficou em quinto lugar.

Prova mais veloz

Terceiro lugar na categoria solo em 2003, com o tempo de 32h01min07seg (média de 26,766 km/h), Roberto Maluf espera que o Extra Distance 800K seja mais veloz este ano. “A de 2003 apresentava uma característica mais ao gosto do ciclista escalador, como costumamos dizer, aquele que prefere subidas e descidas longas“, ressaltou.

“Em competições com mais planícies, anda-se mais rápido, o vento sopra mais tempo e ajuda a minimizar o calor”. Para ele, muitos fatores combinados podem ser decisivos para o resultado positivo de um competidor.

“Alimentação e hidratação corretas, administrar o cansaço, a preparação psicológica, a estratégia e até um pouco de sorte contarão na hora da chegada”.

Maluf recorda-se do problema que teve no câmbio de sua bicicleta em 2003. “Pedalei um bom trecho de pé, mas fiz a prova com bom humor. Quero repetir isso este ano”, brincou o atleta de 45 anos. Quanto à alimentação nos dias que antecedem a prova, Roberto tem uma receita que garante estar ajudando.

”No almoço, estou usando o azeite junto da carne, para a reposição dos aminoácidos. À tarde, como três paçocas e, antes de dormir, ingiro açaí. No mais, procuro me alimentar de forma balanceada e natural”, completou.

Sobre o Extra Distance 800K

Como já aconteceu em 2003, o Extra Distance 800K deste ano servirá de seletiva para os ciclistas da categoria solo na Race Across America do ano que vem, a ser realizada entre 19 de junho e 1o de julho nos Estados Unidos.

Graças ao resultado obtido na primeira edição da prova brasileira, Paterlini, Bogli e Maluf têm vaga garantida nas competições de 2005 e 2006 da Race Across America. Esta tem 12 eventos classificatórios - oito em território norte-americano, três na Europa e apenas um
na América do Sul, justamente o Extra Distance 800K.

“Teremos mais uma vez uma grande prova, inclusive com a presença de dois ciclistas estrangeiros, o português Mario Roma e o austríaco Valentin Zeller”, afirma Fábio Milan, coordenador de operações da prova.

O Extra Distance 800K é uma iniciativa do Extra Hipermercados e conta com o patrocínio de GU Energy Gel, Bombril, Flying Horse, água mineral Schincariol, Bavária Sem Álcool e Fuji Bikes.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em