Mercado brasileiro recebe o rastreador SPOT com entusiasmo na Adventure Sports Fair 2008

Após sucesso mundial, SPOT é lançado no país e já é apontado por atletas e empresários do setor como um produto revolucionário

  
  
SPOT na Adventur Sports Fair

O SPOT, primeiro rastreador pessoal via satélite do mundo, foi apontado pelo mercado de esportes de aventura e ecoturismo como o grande lançamento da Adventure Sports Fair 2008, feira que reuniu, de 4 a 7 de setembro, no pavilhão Imigrantes, em São Paulo, aproximadamente 300 expositores, 61.000 visitantes e muitas atrações para os amantes de aventura.

“Tive contato com praticamente todos os organizadores de corrida de aventura e todos ficaram fascinados com o SPOT. Este é mesmo um produto revolucionário”, afirmou Sérgio Franco, diretor da Adventure Sports Fair, que também é piloto e faz expedições de avião. Sérgio ficou muito entusiasmado com a segurança de poder ser localizado a qualquer momento com o SPOT e com a possibilidade de conseguir traçar e registrar sua trilha. “Isso dá uma tranqüilidade para quem faz expedições que você não pode imaginar”, finalizou o diretor.

O mesmo se ouvia dos atletas e aventureiros, amadores e profissionais, que visitavam o estande para conhecer o SPOT e suas vantagens. Alguns saíam direto para comprar o produto no estande da Maré GPS, revendedor credenciado do SPOT. Um deles foi Sérgio de Araújo Pereira, piloto de offroad, que costuma se aventurar pelo mundo todo em busca de adrenalina. “Já tinha um aparelho para me comunicar em minhas aventuras, um celular GPRS, mas sempre senti falhas, porque tinha momentos que ficava totalmente incomunicável. Além disso, quando cruzava a fronteira, desligava, pois as ligações são caríssimas. Com o SPOT, não vou ter problemas, porque é via satélite e vai pegar em todos os locais”, afirmou o novo usuário SPOT. “O medo diminui, porque a qualquer momento posso pedir socorro, não só para mim, mas para alguém que eu veja no caminho. Agora vou ficar mais arrojado do que já sou”, comemorava Sérgio.

As ações promocionais planejadas pelo departamento de marketing da Globalstar do Brasil S.A para a Adventure Sports Fair 2008 foram um sucesso. Além de assistir a vídeos, navegar pelo portal www.findmespot.com.br e manusear o SPOT, quem visitava o estande ganhava brindes e concorria a um SPOT por dia. Foram preenchidos aproximadamente 2.000 cupons nos 4 dias. Um dos ganhadores foi Diogo Talocchi, que roda o mundo em cima de sua motocicleta e adorou a idéia de usar o rastreador em suas viagens. “Vai ser uma tranqüilidade a mais para mim e para as pessoas, que vão poder saber onde estou e para onde estou indo, bastando ter um computador”, comemorou Diogo. Ele finalizou dizendo que ia contar para os amigos sobre o SPOT: "Se for bom para mim, deve ser bom para mais pessoas também”.

O SPOT também fez sucesso entre os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas presentes na feira, que procuravam o estande para conhecer melhor o SPOT e fazer reportagens sobre o novo equipamento, indispensável para quem busca aventura, mas não dispensa segurança. Ao total, foram cedidas entrevistas para seis programas de emissoras de TV convencional e dois de TV na web, além de diversos jornais, revistas e portais.

A equipe de vendas da Globalstar do Brasil S.A. comemorou o resultado da feira, já que foram iniciados aproximadamente 50 credenciamentos de novos revendedores, além de diversas parcerias estratégicas. Para Ana Paula Paiva, diretora comercial da empresa, “a possibilidade de encontrar todos os players do mercado de aventura em um só lugar foi o grande diferencial da feira”. Ela continua: “O produto foi muito bem recebido tanto pelos praticantes de esportes, quanto pelos empresários que visitaram nosso estande. É bom saber que, mesmo com a presença de grandes empresas, como a Honda e a Fiat, o SPOT foi considerado a grande novidade da feira. Considero que nossos objetivos foram plenamente alcançados”.

Muitas novidades estão reservadas ainda para este ano. Além de fortalecer os agentes já credenciados, o objetivo para o segundo semestre é trabalhar na consolidação da marca e na formação de parcerias estratégicas, como a firmada com a organização do Ecomotion 2008, que poderá acompanhar em tempo real o desempenho de cada equipe, já que cada uma terá um SPOT. Outra grande novidade que está a caminho é a venda online do rastreador pelo portal www.findmespot.com.br. Aguarde mais notícias!

Conheça o SPOT

Sucesso de vendas nos Estados Unidos, Canadá, Europa e outros países da América Latina, o SPOT é uma revolução quando o assunto é comunicação remota com alta disponibilidade e segurança: ele é o único rastreador que permite ao usuário enviar mensagens pré-cadastradas com as coordenadas de sua localização para e-mails e celulares de uma lista de contatos pessoais, mesmo onde não há cobertura de rádio ou de telefonia celular. Onde quer que o usuário esteja e na hora em que desejar, seus contatos poderão visualizar sua posição e rota pelo Google MapsTM.

Além de suas funções básicas de rastreamento e envio de mensagens, o SPOT permite contatar, em situações de risco, uma Central de Atendimento de Emergências responsável por notificar autoridades capazes de providenciar o resgate, apenas com o clique de um botão. Conheça mais detalhadamente as funções:

Estou Aqui! – Avisa a contatos pré-cadastrados pelo usuário onde ele está e que tudo está ok.

Com um simples toque no botão de OK, o SPOT envia uma mensagem informando seus contatos de sua exata localização. Esta mensagem pode ser configurada na conta do usuário.

Ajuda – Solicita ajuda a contatos pré-cadastrados e envia as coordenadas de sua exata localização.

O SPOT envia uma mensagem a cada 5 minutos durante uma hora ou até que o usuário cancele a função.

Alerta 911 – Notifica uma Central de Atendimento de Emergências, possibilitando o envio de autoridades locais para onde o usuário estiver.

O SPOT envia uma mensagem a cada 5 minutos até que o usuário cancele o envio ou até que a bateria acabe.

Siga-Me – Envia as coordenadas do usuário e possibilita salvar a localização, permitindo que os seus contatos acompanhem sua rota através do Google Maps™.

O SPOT envia uma mensagem a cada 10 minutos durante 24 horas ou até que o usuário cancele a função.

O primeiro rastreador pessoal via satélite é um equipamento pequeno, leve e robusto, projetado para situações extremas de temperatura e choque, com diversas aplicabilidades em terra, no ar e na água, é à prova d’água e flutua. O SPOT é ideal para atividades ao ar livre, viagens, expedições, ecoturismo e esportes de aventura, como trekking, escalada, vôo livre, corrida de aventura, mountain bike, remo, canoagem, iatismo, balonismo, entre outros.

Além disso, subestações de energia, plataformas de petróleo, mineradoras, operadores logísticos, transportadoras, barcos pesqueiros e instituições de proteção ambiental podem encontrar no SPOT a solução ideal para monitoramento e segurança de equipes em campo e otimização de processos.

Cobertura

O SPOT oferece cobertura em todo o Brasil e em diversas partes do mundo, inclusive Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Austrália, outras partes da América do Sul, norte da África e o nordeste asiático, além de centenas de milhas da costa destas regiões. O SPOT utiliza a rede de satélites GPS para determinar a localização do usuário, enquanto os satélites da constelação simplex Globalstar transmitem as suas coordenadas. A rede simplex Globalstar provê 95% de confiabilidade sendo capaz de processar 6 milhões de mensagens por mês, o equivalente a 2,3 mensagens por segundo.

Depoimentos de quem experimentou o SPOT

Les Stroud, nascido no Canadá, especialista em atividades ao ar livre reconhecido em todo o mundo devido ao programa de televisão que apresenta, o Survivorman, fala sobre os benefícios que o SPOT traz para praticantes, amadores e profissionais de atividades e esportes ao ar livre: “Passei por quase todas as situações imagináveis de perigo em todo o mundo e é preciso sempre estar preparado. Esteja a 50 km no interior da floresta, preso na beira da estrada num local remoto, ou até mesmo no mar, o SPOT é capaz de oferecer assistência em caso de emergência, além de ser uma maneira fácil de informar que chegou com segurança e onde está.”

Aqui no Brasil, um dos atletas que comprovou a eficácia do SPOT foi Adilson Luiz dos Santos, da Maré GPS, que há nove anos participa do Rally dos Sertões. O competidor afirma que com o SPOT ficou mais à vontade para encarar os desafios dos 5.000 km de aventura e adrenalina da prova, já que 80 a 90% do percurso não tem cobertura de telefonia móvel e o rádio de comunicação que usam tem o alcance máximo de 50 km. Ele comemora: “Ainda bem que não precisei usar o SPOT em situação de emergência, mas meus amigos e familiares ficaram bem mais tranqüilos me acompanhando pela internet no sistema "Siga-me", e sempre sabiam onde eu estava e que estava bem”. E completa: “Com o SPOT, posso ir onde quiser sem me preocupar com a questão segurança”.

Andre Chaco, empresário e praticante de escalada, caminhada e offroad, também usou o SPOT no Rally Internacional dos Sertões 2008, não para competir, mas para fazer a cobertura jornalística do evento para o portal Webventure. Ele afirma que “a possibilidade de enviar uma mensagem que está tudo ok conosco em qualquer ponto do rally para pessoas em qualquer lugar do planeta com acesso à internet, independente de cobertura de celular, é fantástico”. Chaco também destaca a segurança de poder enviar um pedido de ajuda a qualquer momento com informações de sua localização como grande diferencial do SPOT. E finaliza: “Com o Spot, tranqüilizamos as pessoas que ficam em casa, que podem seguir o nosso roteiro e saber exatamente onde estamos e que estamos bem”.

Sobre a Globalstar do Brasil S.A.

A Globalstar oferece serviços de voz e dados via satélite para empresas e usuários domésticos em mais de 120 países ao redor do mundo. Dentre os produtos oferecidos, estão telefones fixos e móveis, modem de dados simplex e duplex, além de pacotes flexíveis de serviço. Diversos setores da indústria marítima e terrestre utilizam e se beneficiam dos serviços da Globalstar em áreas remotas onde serviços de telefonia convencional não chegam.

Especificações Funcionais SPOT

Tamanho: 111 mm x 69 mm x 44 mm
Peso Aproximado: 209 gramas
Capacidade das pilhas (2 de lithium AA de 1.5v) - Ligado, em stand-by: aproximadamente 1 ano
- Siga-me (Rastreamento): aproximadamente 14 dias
- Alerta 9-1-1 (Emergência): 7 dias consecutivos
- Estou Aqui! (Check-in): 1900 mensagens

Condições de Funcionamento:
- Temperaturas de Funcionamento: -40ºC até +85ºC
- Altitude de Funcionamento: -91 m até +6,492 m
- Flutua na água
- À prova de água até 1 metro durante até 30 minutos

Mais informações:

ATENDIMENTO AO CLIENTE: 0800 723 7768
MARKETING: Guilherme Ávila | 21 3534-7348
guilherme.avila@globalstar.com.br
www.globalstar.com.br | www.findmespot.com.br

  
  

Publicado por em

Marcia Regina - São Paulo

Marcia Regina - São Paulo

07/10/2008 18:14:35
Estive na Adventure Fair e realmente achei o SPOT um produto fantástico! Dá até para saber onde meu marido anda velejando!