Ministérios assinam acordo de cooperação na Adventure Fair

A Adventure Sports Fair 2004 ratificará nesta segunda-feira porque se tornou um dos eventos mais importantes do turismo do Hemisfério Sul. A partir das 20 horas, os ministros Walfrido Mares Guia, do Turismo, Marina Silva, do Meio Ambiente, e Agnelo Queiro

  
  

A Adventure Sports Fair 2004 ratificará nesta segunda-feira porque se tornou um dos eventos mais importantes do turismo do Hemisfério Sul. A partir das 20 horas, os ministros Walfrido Mares Guia, do Turismo, Marina Silva, do Meio Ambiente, e Agnelo Queiroz, do Esporte, participam do ato oficial de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre as pastas do Turismo e do Meio Ambiente, no auditório Pantanal (3o piso) do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A cerimônia também contará com a presença de Juca Ferreira, representando o ministro da Cultura Gilberto Gil, e de autoridades e dirigentes de entidades representativas do setor.

Adventure Fair

O acordo tem objetivo de implementar ações conjuntas visando promover a inserção dos princípios de sustentabilidade no desenvolvimento da atividade turística no Brasil. A idéia é produzir subsídios para a revisão das diretrizes e ações para o desenvolvimento do ecoturismo no país, fundamentados no documento “Diretrizes para uma política nacional: ecoturismo”, de 1994, no Plano Nacional de Turismo 2003-2007, e em um relatório da Oficina Diálogos sobre as Diretrizes para o Ecoturismo (realizada na II Feira Internacional de Turismo na Amazônia, em Belém do Pará).

A expectativa dos ministérios é que o acordo fomente o debate entre organizações governamentais, ONGs, empresários do trade, instituições de ensino docentes e discentes, comunidades tradicionais e a própria sociedade civil, o que contribuirá para a identificação de ações que podem ser realizadas de forma integrada, a curto, médio e longo prazo.

Todos os convidados para a cerimônia de assinatura do acordo estarão em um coquetel que marca a realização do simpósio “Certificação em Turismo de Aventura”, um dos eventos paralelos à Adventure Sports Fair. O evento reúne até quarta-feira, dia 11, 275 expositores, entre fabricantes de roupas, equipamentos e acessórios; montadoras de veículos off road; operadoras de ecoturismo; secretarias municipais e estaduais de turismo; e ministérios.

  
  

Publicado por em