Missão Cruls terá como objetivo divulgar a Comissão Exploradora do Planalto Central

No dia 10 de novembro, um Doblò Adventure, dois Palio Adventure e uma Strada Adventure partem do Rio de Janeiro em direção à Brasília com a equipe de pesquisadores do projeto “Missão Cruls – Uma trajetória para o futuro”. A expedição

  
  

No dia 10 de novembro, um Doblò Adventure, dois Palio Adventure e uma Strada Adventure partem do Rio de Janeiro em direção à Brasília com a equipe de pesquisadores do projeto “Missão Cruls – Uma trajetória para o futuro”.

A expedição vai refazer o trajeto percorrido pela Comissão Exploradora do Planalto Central, chefiada pelo belga Luis Cruls, que em 1892 percorreu mais de 4 mil quilômetros entre ao Rio e a região onde, mais de 60 anos depois, seria erguida a Capital Federal do Brasil.

O objetivo é divulgar a expedição encomendada pelo então presidente da República, Floriano Peixoto, que teve como resultado um completo relatório, de 300 páginas, sobre a fauna, flora, geografia, clima e população local, além da demarcação da área de 14.400 quilômetros que hoje é o Distrito Federal. Esse tratado dos estudos da Comissão Exploradora pode ser considerado o primeiro relatório de impacto ambiental da história moderna no Brasil.

Enquanto a “Missão Cruls” original fez toda a exploração de trem e em lombos de burros, a expedição atual vai se locomover em robustos e modernos modelos da linha Adventure da Fiat.

“Os modelos da linha Adventure são ideais para o percurso misto da missão devido à características como robustez, suspensão elevada e conforto, tanto no asfalto como em caminhos de terra”, explica o professor Pedro Jorge de Castro, coordenador do projeto.

Serão 16 dias seguindo os passos de Luis Cruls, passando por 14 cidades onde serão realizadas inúmeras ações para divulgar a expedição de 1892 e suas descobertas.

Por isso, a equipe formada por pesquisadores, cientistas e técnicos fará palestras, exposições e doações de material didático. A missão será registrada em vídeo e fotografia, o que vai gerar dois documentários temáticos, um vasto acervo de imagens e a edição de um livro para estudantes do nível médio.

Serviço:

Lançamento da Missão Cruls

Data: 10 de novembro

Local: Auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins –MAST

Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

Horário: 16h00

Fonte: Comunicação Corporativa da Fiat

  
  

Publicado por em