Nilceu ganha etapa do 18o.Tour de Santa Catarina

Nilceu Aparecido venceu na terça-feira a terceira etapa 18º Tour de Santa Catarina. O ciclista da equipe Memorial-Santos completou o percurso mais longo de toda a prova (170,4 km) em 4h35m22. O russo Andrei Sartassov(DataRo-Blumenau) foi o segundo colocad

  
  

Nilceu Aparecido venceu na terça-feira a terceira etapa 18º Tour de Santa Catarina. O ciclista da equipe Memorial-Santos completou o percurso mais longo de toda a prova (170,4 km) em 4h35m22. O russo Andrei Sartassov(DataRo-Blumenau) foi o segundo colocado e o canadense Darren Vogler (Wentings Cycle-Canadá) completou o pódio.

O prêmio de montanha, concedido ao ciclista que passa em primeiro lugar em um ponto demarcado pela organização, ficou com Gustavo Zorzo (Tubarão/De Luppo), enquanto Alex Arseno, da DataRo-Blumenau foi o melhor atleta sub-23.

Com o resultado da terceira etapa, Márcio Pinto manteve a liderança com 9h58m13s, seguido por Andrei Sartassov e Matias Médice. Nesta quarta-feira, os ciclistas prosseguem de Curitibanos a Lages, em um trecho de 119,4 km.

A etapa apresenta um menor grau de dificuldade em função do número de descidas, conforme explica João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e criador do 18º Tour.

”A topografia favorece os ciclistas, que vão descer mais de 300 metros em relação ao nível do mar. A etapa é um pouco mais tranqüila e deve durar cerca de duas horas e meia”, disse Andrade.

Na terça-feira, além das subidas, o inesperado calor de 29ºC na serra catarinense aumentou a dificuldade dos atletas que enfrentaram o sinuoso trajeto entre Joaçaba e Curitibanos.

“Foi muito desgastante. Tendo em vista que não sou um montanhista, me superei com muita raça. Graças a Deus deu tudo certo. A etapa desta quarta-feira me favorece, pois não enfrentaremos descidas”, disse Nilceu, vencedor da Prova de 9 de Julho deste ano e que retornou às competições nesta temporada depois de ficar dois anos afastado por doping.

O segundo colocado, Andrei Sartassov, acredita que pode melhorar ainda mais o seu rendimento. O russo foi chamado pela equipe DataRo para participar da prova há menos de um mês, sendo escolhido para substituir Robinho Figueiredo, que fraturou o pulso direito.

“Espero me manter entre os mais bem colocados. Não posso dizer se terei muita dificuldades nos próximos dias pois não conheço o percurso”, disse Andrei, de 28 anos, que mora no Chile.

Outro representante do pelotão estrangeiro, que reúne argentinos, russos, paraguaios, uruguaios e austríacos, Darren Vagler estava empolgado com a terceira posição conquistada na terça-feira.

“É a terceira vez que participo da prova. Adoro o Tour de Santa Catarina e acredito que esse resultado foi um dos que mais me deu prazer na minha carreira. Quanto ao Brasil, gosto tanto daqui que espero me mudar para cá um dia”, disse o ciclista que mora em Victoria, no Canadá.

Oitavo colocado na terceira etapa, Márcio Pinto, líder do 18º Tour de Santa Catarina, não desanima e espera repetir os bons tresultados dos primeiros dias nesta quarta-feira.

“Apesar da grande distância, me senti até melhor hoje. A gente sempre faz uma tática antes da corrida. Espero que nas próximas etapas eu consiga me manter na frente”.

Os 10 primeiros na terceira etapa do 18º Tour de Santa Catarina:

1)Nilceu Apararecido Santos (Memorial-Santos) 4h35m22

2)Andrei Sartassov (DataRo-Blumenau), 4h35m24

3)Darren Vogler (Wentings Cycle-Canadá), 4h35m26

4)Edson Corradi (Ciclominas/Rodan/Guarulhos), 4h35m28

5)Fabrício Leprati (Ciclominas/Rodan/Guarulhos), 4h35m28

6)Andrio Lima (Mista 2), 4h35m28

7)Renato Rohsler (Extra-Caloi), 4h35m28

8)Elton Maroni (Levorin/Dádiva/Nossa Caixa São Caetano), 4h35m28

9)Márcio Pinto (DataRo-Blumenau), 4h35m39

10)Douglas Bueno (Avaí/Florianópolis), 4h35m39

Os 10 primeiros na classificação geral:

1) Márcio Pinto (DataRo-Blumenau), 9h58m13s

2)Andrei Sartassov (DataRo-Blumenau), 9h58m49s

3)Matias Médice (Avaí-Florianópolis), 9h58m52s

4)Fabrício Leprati (Ciclominas/Rodan/Guarulhos), 9h58 m 56s

5)Alex Arseno (DataRo-Blumenau), 9h58m57s

6)Antonio Nascimento (Memorial-Santos), 9h59m02s

7)Mac Donald Trindade (Levorin/Dadiva/Nossa Caixa/São Caetano), 9h59m02

8)Hugo Neto (DataRo-Blumenau), 9h59m03

9)José Aparecido Santos (Extra-Caloi), 9h59m03

10) Marcio May (Memorial-Santos), 9h59m05

O 18º Tour tem patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Golden Bingo, e apoio de Beto Carrero World, Secretaria de Estado da Organização e Lazer, Expresso
Limeira, Tigre, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Estadual, Deinfra, DNIT, Bike Dream, JK Pneus,
ViaCar, Parque Unipraias, Curucaca Vilas de Campo, prefeituras: de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Curitibanos, Lages, Tubarão,Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio do Sul, Pomerode, Joinville e São Francisco do Sul.

Fonte: Local da Comunicação

  
  

Publicado por em