O cavaleiro Paulo Borges busca segunda vitória na Copa Avaré

O paulista Paulo Francisco Borges, de Rio Claro, tentará garantir a segunda vitória na Copa Avaré de Enduro Eqüestre, que será disputada no próximo dia 29, em Avaré (SP). Montando Sete de Ouro, ele venceu no ano passado a categoria 122 km, que foi a princ

  
  

O paulista Paulo Francisco Borges, de Rio Claro, tentará garantir a segunda vitória na Copa Avaré de Enduro Eqüestre, que será disputada no próximo dia 29, em Avaré (SP). Montando Sete de Ouro, ele venceu no ano passado a categoria 122 km, que foi a principal.

Este ano, vai competir com o mesmo animal e disputará a categoria 160 km, considerada a Fórmula 1 da modalidade. Borges está bastante otimista em conseguir um bom resultado. A competição terá largada às 5 horas, no Parque de Exposições Dr. Francisco Cruz Pimentel, mesmo local da chegada.

Além de tentar brigar pelo bicampeonato, Borges espera uma boa performance de seu animal, pois esta prova de 160 km será observada pela comissão técnica da equipe brasileira, já objetivando o Campeonato Mundial, que está previsto para janeiro de 2005, nos Emirados Árabes. Ele espera estar entre os seis conjuntos (cavalo e cavaleiro), que serão escolhidos para representar o Brasil.

“Estou com esse cavalo há dois anos e neste período venho trabalhando para tentar garantir uma vaga na equipe brasileira. Ele começou fazendo provas de 55 km e com o passar do tempo passou a disputar provas mais longas até chegar a de 160 km, que é a mesma distância da prova do Mundial.

O meu cavalo está bem preparado, já fizemos o treino apronto e agora o trabalho é só de manutenção até a prova. Acredito que ele terá um bom desempenho em Avaré.

Esse ano, o Sete de Ouro já venceu a prova Night Rider, realizada em Bragança Paulista, tendo boa performance nos 65 km de trilha”, explicou o cavaleiro de Rio Claro.

Borges informou ainda que seu cavalo é bastante regular nas competições e costuma terminar muito bem as provas que participa.Ele vai procurar imprimir o mesmo ritmo que participou nas outras disputas.

“As perspectivas são muito boas, se não ocorrer imprevistos, estarei brigando pelas cinco primeiras posições”.

Ele ressaltou ainda que Avaré é um bom lugar para realizar provas de enduro, pois o Parque Fernando Cruz Pimentel conta com excelente estrutura e as trilhas são muito boas.

“O terreno é arenoso e tem certa semelhança com aquele que os competidores vão encontrar no Mundial. Se a temperatura estiver mais amena como esses últimos dias, será bom para todo mundo.

Além disso, a umidade relativa do ar também não deverá estar alta. Acho que deveremos ter cerca de 25 competidores nesta categoria e desses certamente oito estarão lutando pelo título”, completou.

Além da II Copa Avaré, os conjuntos que pretendem lutar pelas vagas para a equipe brasileira que irá ao Mundial terão outra oportunidade de serem observados. Será durante o Campeonato Brasileiro, marcado para agosto. Além dessas competições, também será levado em conta para escolha dos seis conjuntos o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo.

A programação da II Copa Avaré de Enduro Eqüestre tem início às 5 horas, com a largada da categoria 160 km. Às 6 horas tem início a prova de 124 km para as categorias Adulto e Young Rider. Às 7h30 está marcada a prova de 68,1 km para os cavaleiros inscritos nas categorias Adulto, Young Rider e Júnior.

A II Copa Avaré de Enduro Eqüestre é uma realização da Confederação Brasileira e Federação Paulista de Hipismo e Federação Eqüestre Internacional. O apoio é da Prefeitura Municipal de Avaré e Hotel Villa Verde.

Fonte: ROF

  
  

Publicado por em